sexta-feira, 29 de julho de 2011

Sabujo defende o rejeitado Serra

Serra e Netinho têm maior rejeição em SP


 

Autor(es): Raphael Di Cunto | De São Paulo
Valor Econômico - 29/07/2011

Nomes mais lembrados pelo eleitores para a Prefeitura de São Paulo em 2012, os ex-prefeitos Marta Suplicy (PT) e José Serra (PSDB) têm os maiores índices de rejeição entre os pré-candidatos da capital, segundo pesquisa do Vox Populi contratada pela Força Sindical e divulgada ontem.


Enquanto 18% da população dizem que não votaria "de jeito nenhum" na petista, 16% negam apoio ao tucano - mesmo índice do vereador Netinho de Paula (PCdoB). O deputado federal Paulo Maluf (PP), que não descarta nova candidatura, ficou de fora da pesquisa, que tem margem de erro de 3,1 pontos percentuais.


A senadora, que disputa a indicação do PT com os deputados federais Jilmar Tatto e Carlos Zaratini e os ministros Aloizio Mercadante (Ciência e Tecnologia) e Fernando Haddad (Educação), favorito do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, tem no alto índice de rejeição o principal ponto fraco.


Segundo a pesquisa, os principais insatisfeitos com Marta são os moradores da Zona Oeste (22%) da capital e do Centro (20%), onde ficam bairros de alta renda.


A faixa de população em que a ex-prefeita se sair melhor é entre os jovens de 16 a 24 anos (11%). Porém, os votos dela têm diminuído desde que foi eleita para a prefeitura em 2000, o que é sempre citado por petistas como motivo para apresentar um novo nome.


Marta, entretanto, é a candidata do PT mais bem colocada na pesquisa, com 29% dos votos válidos, contra 24% de Serra. Haddad, que ganhou força nos últimos dias, não passa dos 3%. O deputado federal Gabriel Chalita (PMDB) ainda é desconhecido pela população - no cenário em que tem mais força, fica empatada com o ministro da Educação.


Diferente da avaliação feita por petistas, o índice de rejeição de Serra não o torna menos cotado dentro do partido para disputar o cargo, que ele já exerceu de 2005 a 2006, quando renunciou para concorrer ao governo do Estado. O tucano é bem avaliado no Centro, onde apenas 3% não votariam nele, e tem menos resistência do eleitorado mais velho e com melhor renda - a rejeição é de 10% entre pessoas com mais de 60 anos, contra 20% para os que tem de 25 a 34 anos.


Além da bagagem política, Serra é visto no PSDB como o único capaz de agregar outras forças, como PPS - que lançou a pré-candidatura da ex-vereadora Soninha Francine-, o DEM - dividido entre o secretário de Desenvolvimento Social, Rodrigo Garcia, e o vereador Carlos Apolinário - e do atual prefeito, Gilberto Kassab (PSD), que ainda não escolheu seu candidato - está entre o vice-governador Guilherme Affif (PSD) e o secretário de Meio Ambiente, Eduardo Jorge (PV).


Caso Serra realmente não queria concorrer, o PSDB deve realizar prévias entre os secretários estaduais Bruno Covas (Meio Ambiente), Andrea Matarazzo (Cultura) e José Aníbal (Energia), o senador Aloysio Nunes e o deputado federal Ricardo Tripoli.


Também com alta resistência, o vereador Netinho, quarto colocado na pesquisa, acredita que isso é natural. "A rejeição aumenta a medida que a intenção de votos também é grande", disse o cantor, que ficou em terceiro na eleição para o Senado em 2010, depois de liderar a maioria das pesquisas.

Nenhum comentário: