terça-feira, 26 de julho de 2011

Para calar a boca da direitalha

Venezuela registra menor taxa de desigualdade da América Latina

Um levantamento elaborado pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) da Venezuela revelou que o país tem a menor porcentagem de desigualdade social na América Latina. A pesquisa foi divulgada nesta segunda-feira (25) pelo presidente do Instituto, Elías Eljuri.

Conforme Eljuri, o índice de 0,38 ainda será avaliado pela Comissão Econômica para a América Latina e Caribe (Cepal), responsável por promover o desenvolvimento socioeconômico da região. Ele ressaltou que a diminuição da pobreza extrema – que, de 21%, em 1999, passou para 6,9%, quando o presidente Hugo Chávez assumiu o mandato. A tendência, segundo o governo, é de continuar diminuindo.
Outro dado relevante apresentado por Eljuri se refere ao incremento, nos últimos 12 anos, de trabalhadores formais no mercado de trabalho venezuelano – que passaram de 46% para 57% da população, enquanto que os empregos informais diminuíram de 53% para 42%.
O presidente do INE comentou que este ano a inflação está estimada entre 23 e 25 pontos percentuais e a meta é diminuí-la a um dígito. A especulação, recordou Eljuri, é um dos fatores que incidem na inflação. Nesse sentido, considerou positiva a nova Lei de Custos e Preços Justos que confere poderes legislativos para o presidente promulgar decretos. Outro fator para combater a inflação, segundo Eljuri, consiste no aumento da produção nacional como o objetivo de garantir o abastecimento e confrontar a especulação.
Com informações da Prensa Latina

Nenhum comentário: