segunda-feira, 24 de junho de 2013

Pesquisa:na terra do novo coronel do asfalto, Dilma lidera corrida presidencial




Em meio à eleição presidencial mais antecipada da história do país, a presidente Dilma Rousseff (PT) lidera as intenções de voto em Pernambuco, o principal reduto do governador Eduardo Campos (PSB), que pode disputar o Palácio do Planalto em 2014, embora ainda seja aliado oficial da petista. Enquanto a chefe do Executivo federal assegura a primeira posição, com 44,6% dos votos no Estado, o pessebista aparece em segundo com 33,7%. Por outro lado, o gestor tem o menor índice de rejeição entre os quatro principais pré-candidatos à Presidência e a melhor avaliação de governo entre os pernambucanos. A pesquisa é do Instituto Opinião, de Campina Grande (PB).

De acordo com o levantamento, na terceira posição figura a ex-ministra de Meio Ambiente Marina Silva, da Rede Sustentabilidade, com 5,9%, e, na quarta, o senador Aécio Neves (PSDB-MG), com 3% do eleitorado. Brancos e nulos somaram 6,6% e indecisos, 6,2%.

No quesito rejeição, o governador tem o menor percentual, com 9,3% entre os quatros principais pré-candidatos à Presidência da República. O senador Aécio Neves é o mais rejeitado, com 26,3%. Na segunda colocação está Marina Silva (19,1%), seguida da presidente Dilma Rousseff (10,4%), em quarto. Dentre os entrevistados, 6% disseram que não votariam de forma alguma em todos os nomes citados e 28,9% afirmaram que não rejeitam nenhum dos presidenciáveis.

Quando está em jogo a avaliação de governo, Campos também aparece em primeiro lugar, pois 78,1% dos pernambucanos aprovam a sua gestão. Já a presidente Dilma é aprovada em Pernambuco por 72,7% dos entrevistados.

O instituto ouviu duas mil pessoas de 14 a 17 de junho, em 80 municípios dos 184 municípios do Estado, com margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos.PE-237.

Nenhum comentário: