segunda-feira, 3 de novembro de 2008

BATENDO NA MESMA TECLA

3/11/2008

Lula afirma que sistema financeiro mundial precisa ser controlado pelos governantes


Por Redação, com ABr - de Brasília


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta segunda-feira que os países devem ter consciência de que o sistema financeiro internacional precisa ser controlado pelos governantes, “como são controlados outros segmentos da sociedade”. Segundo ele, além do tema juventude, a crise financeira internacional esteve presente na pauta de discussões durante a 23ª Cúpula Ibero-Americana, em El Salvador.

– Todo mundo está consciente de que é preciso mudar o sistema financeiro internacional, de que é preciso ter controle dos governantes para que a gente não veja nenhum país do mundo repetir os erros graves que foram cometidos pela falta de controle do sistema financeiro, sobretudo a partir do governo norte-americano e do governo dos países europeus – disse.

Em seu programa semanal Café com o Presidente, Lula afirmou que, durante o encontro, fez questão de mostrar que “a única chance de enfrentar a crise com sabedoria” é acreditar e fortalecer o mercado interno, além de aumentar as trocas por meio de mais exportação com países que têm “similaridade” com o Brasil.

– A América Latina vinha vivendo um processo extraordinário de crescimento. Todos os países vinham crescendo. Obviamente que, com a crise financeira, se reduz o fluxo do crédito internacional, o fluxo das importações dos países ricos. Poderemos ter problemas nos países periféricos – disse.

Lula comentou ainda a reunião do grupo conhecido como G20 financeiro, que vai reunir ministros da área econômica e presidentes de bancos centrais, na próxima semana, em São Paulo. Ele alertou que o encontro é importante mas que não devem ser tomadas decisões definitivas uma vez que é preciso ouvir outros países para uma tomada de posição capaz de ser respeitada e cumprida por todos.

Ao comentar a viagem a Cuba, o presidente elogiou o país e afirmou que os cubanos trabalham “com um sacrifício enorme” diante do bloqueio norte-americano. Lula também lembrou que a passagem de dois furacões pela América Central. deixou mais de 470 mil casas destelhadas, 70 mil destruídas e milhares de quilômetros de linhas de transmissão danificadas.

– Nós brasileiros queremos dar o apoio para ajudar a reconstruir o país – disse.

Nenhum comentário: