sexta-feira, 14 de novembro de 2008

FALTOU INDICIAR ITAGIBA


Itagiba e Lins são citados em documento


Rio - O comando da Segurança Pública no governo Rosinha Garotinho foi citado no relatório da CPI por facilitar a vida das milícias e tirar proveito eleitoral das comunidades. Entre os indiciados está o ex-chefe da Polícia Civil, Álvaro Lins — preso em Bangu 8 —, que foi eleito deputado estadual em 2006 e teve acesso irrestrito aos currais eleitorais dos grupos paramilitares.

O secretário de Segurança na época, Marcelo Itagiba, hoje deputado federal pelo PMDB, aparece como notificado para que responda ÀS 35 perguntas feitas pela comissão. De acordo com testemunhas ouvidas na CPI, a gestão de Itagiba na secretaria coincide com o momento da expansão das milícias no Rio de Janeiro.

Outro político, apenas notificado, foi o deputado estadual Jorge Babu. Ele é investigado por ligação com a milícia de Santa Cruz, mas os parlamentares acharam frágeis as provas do envolvimento encaminhadas pelo MP e enviaram o material para a Corregedoria da Alerj acompanhar os próximos passos da apuração. Na lista de indiciados, policiais formam o principal bloco na CPI das Milícias. Em quase todos os grupos mapeados pela subsecretaria de Inteligência, há a presença de PMs e ex-policiais.

SEIS AGENTES TÊM PRISÃO PREVENTIVA DECRETADA

A Justiça decretou ontem a prisão preventiva dos seis agentes penitenciários acusados de envolvimento no resgate do ex-PM Ricardo Teixeira Cruz, o Batman, de Bangu 8. Eles foram indiciados pelo crime de facilitação de fuga. Estão na lista os inspetores Ronaldo da Silva Freitas, Dagmauro Nascimento das Mercês, Ezequiel Galliza Simões, Rogério Bogado La Rubia, Romel Correa Ribeiro e Carlos Eduardo Pedrosa Vital. Todos estavam de plantão no dia do resgate do ex-PM.

Um novo inquérito policial foi instaurado pela 34ª DP (Bangu) para descobrir quem foi o responsável por desativar as câmeras de Bangu 8, evitando a gravação da fuga. Filmagens que mostram o resgate foram feitas pelo equipamento do presídio feminino Joaquim Ferreira Souza, que fica ao lado da unidade onde Batman estava preso.

No inquérito, a polícia vai apurar o envolvimento do ex-diretor de Bangu 8, Luiz Henrique Ferreira Burgos, e de um outro agente penitenciário. Há suspeitas de facilitação na fuga. O Dia.

Nenhum comentário: