segunda-feira, 10 de novembro de 2008

É HORA DE BOTAR ORDEM NA CASA

10/11/2008
Para assessores da Presidência, ação da PF é agressão institucional à agência de inteligência

A decisão da Polícia Federal de entrar no escritório do Rio de Janeiro da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) irritou os arapongas e dividiu o governo. No Palácio do Planalto, assessores da Presidência chegaram a classificar a iniciativa, apesar de respaldada por ordem judicial, como um recado intimidatório e uma agressão institucional à Abin.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi informado da decisão da Justiça e da ação da PF e considerou que não havia o que questionar, já que estava legalmente coberta. Oficialmente, o Gabinete de Segurança Institucional (GSI), a quem a Abin está subordinada, não se manifestou.

O clima que já era ruim entre Abin e PF ficou muito pior. O entendimento na Abin é de que a petição do delegado Amaro Ferreira foi "excessiva e extemporânea" e "demonstrou uma animosidade inaceitável, sem cabimento". E avisaram: vai ter troco.

A complexidade que envolve a investigação de Daniel Dantas é considerada muito grande e o presidente Lula tem sido bombardeado com informações dos dois lados da guerra. O ministro da Justiça, Tarso Genro, endossa as ações da Polícia Federal. Já o GSI adverte para a forma como o processo está sendo conduzido e a como as investigações estão sendo feitas, deixando de lado as apurações em relação ao principal acusado da história, Daniel Dantas, e suas ramificações, e se concentrando em avaliações consideradas acessórias pelos analistas.

No entanto, na própria Abin há grupos que censuram a operação que culminou com o empréstimo de servidores da agência para a PF concluir a Satiagraha.

No Planalto, os que tentam classificar de abusiva a atitude da PF - de entrar na Abin e na casa dos analistas de inteligência - lembram que ela já esteve na casa do irmão do presidente. Observam ainda que ela entrou na Casa Civil para pegar seis computadores, a fim de analisar os dados contidos nas máquinas, durante investigação do vazamento de informações sigilosas que deu origem ao dossiê com gastos do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) com cartões corporativos.

A operação na Abin ocorreu no mesmo dia em que foi assinado o afastamento por mais 60 dias do diretor-geral da agência, Paulo Lacerda, e de três outros auxiliares .
Comentário.
Já está na hora de Lula botar ordem na casa. É inadmissível essa briga entre duas instituições respeitadas, que vem prestando serviços relevantes no governo Lula.Essa divisão só beneficia os corruptos, os infratores das leis.É isso que eles mais querem.

Nenhum comentário: