sábado, 22 de novembro de 2008

O FIM DO DEMO



DEM paulista deve ‘socorrer’ o do Rio

Diretório regional perdeu 90% dos votos de 2004 e sai enfraquecido


Rio - Depois de perder mais de 90% dos votos que recebeu em 2004 na eleição para prefeito e 40% na disputa dos legislativos municipais, o DEM do Rio entrou para a lista dos diretórios estaduais que receberão ajuda de outros estados para sobreviver politicamente até 2010. E o socorrista deve ser São Paulo. Os 2.179.365 votos conseguidos pelo partido no Rio em 2004 se transformaram em magros 199.274 este ano.

“As reuniões são análises para pensar onde é que São Paulo pode ajudar no Rio, onde Espírito Santo pode ajudar em Goiás. No Rio, o prefeito sofreu um revés eleitoral, mas nem por isso deixa de ser o talentoso Cesar Maia”, resume, com diplomacia, o líder do DEM no Senado, José Agripino Maia (RN), primo do prefeito.

Sem o Rio de Janeiro como unidade forte e com o crescimento de São Paulo depois da vitória de Gilberto Kassab, o governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda, se aproxima do governador de São Paulo, José Serra (PSDB), transferindo para a capital do País o papel que antes caberia ao estado fluminense numa possível aliança para a disputa presidencial de 2010.

A principal explicação seria o enfraquecimento político do prefeito Cesar Maia, pai do presidente do partido, deputado Rodrigo Maia, e antes grande puxador de legenda, que conseguiu sozinho 1,7 milhão de votos.

A reunião realizada quinta-feira na presidência do partido, no Congresso, como noticiou o ‘Informe do DIA’, teria sido convocada por iniciativa do deputado Arolde Oliveira, ex-secretário de Transportes de Cesar que deixou, magoado, a prefeitura. “Discutimos a situação do partido, foi uma análise pragmática, sem emoção. Uma coisa é perder uma eleição, e outra coisa é perder a eleição com poucos votos”, disse o deputado. O Dia.

2 comentários:

Joel Neto disse...

Eleitoralmente o DEMO é um cadáver ambulante. Mesmo em São Paulo a campanha foi feita em cima da administração, esconderam o partido. Mas, é bom não esquecer que eles são muito fortes no PIG.

O TERROR DO NORDESTE disse...

Briguilino, isso mesmo.