domingo, 16 de novembro de 2008

UMA BOA PARCERIA

16/11/2008

Ministro da Bolívia anuncia plano antidrogas conjunto com Brasil

Folha Online

O Brasil e a Bolívia terão um plano conjunto para combate ao tráfico de drogas que deve entrar em operação em janeiro. A informação é do ministro de Governo da Bolívia, Alfredo Rada, segundo informou reportagem de Iuri Dantas publicada neste domingo na Folha (íntegra do texto restrita para assinantes do jornal e do UOL).

Em entrevista, Rada disse que os dois países irão realizar operações policiais e judiciais nos dois lados da fronteira. O plano será lançado oficialmente na sexta-feira (21) em Porto Alegre, durante a reunião dos ministros da Justiça dos países-membros e associados do Mercosul.

A ocasião será a oportunidade para convencer os outros países do bloco a estabelecer também acordos de cooperação contra o narcotráfico. Conforme o ministro boliviano, Argentina e Paraguai ainda não apóiam a idéia.

Com o plano, o Brasil pode ainda ocupar um papel de liderança na segurança da região, especialmente depois que a Bolívia expulsou a DEA (agência norte-americana de combate às drogas) de seu país, no início deste mês.

Em dezembro, a estratégia será discutida pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva pelo presidente da Bolívia, Evo Morales, na Cúpula América Latina e Caribe, na Bahia.

Para o ministro boliviano, os Estados Unidos e a União Européia também devem participar dos planos de combate ao narcotráfico na América do Sul, já que representam os maiores mercados consumidores de drogas.

Ele defende, no entanto, que atuação de EUA e UE deve se limitar ao fornecimento de recursos e não deve interferir na formulação das políticas internas dos países em questões de segurança.

Nenhum comentário: