quarta-feira, 1 de abril de 2009

ARRAES MERECE



Miguel Arraes, ou pai Arraia como o chamava os excluídos, foi, seguramente, o melhor governador que Pernambuco já teve.


01/04/2009

Tarso assina hoje anistia política a Miguel Arraes

Folha Online

O ministro da Justiça, Tarso Genro, vai assinar nesta quarta-feira portaria que concederá anistia política ao ex-governador de Pernambuco Miguel Arraes.

Há 45 anos, quando um golpe militar instalou a ditadura no país, o então governador foi preso pelos militares e conduzido para fora do Palácio do Campo das Princesas, sede do governo do Estado. Tarso irá assinar a portaria neste mesmo local.

O ato será realizado na abertura da 20ª Caravana da Anistia, com a presença do governador do Estado, Eduardo Campos (PSB), neto de Arraes, do prefeito de Recife, João da Costa (PT), do presidente da AMB (Associação dos Magistrados Brasileiros), Mozart Valadares Pires, e do presidente da Comissão de Anistia, Paulo Abrão.

OAB

Ontem, o presidente nacional da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), Cezar Britto, defendeu, ao comentar a passagem dos 45 anos do golpe militar de 1964, a abertura dos arquivos da ditadura militar como forma de "resgatar a memória do país lamentavelmente vivida no período sombrio do regime militar".

"Um país que não conhece sua história, sobretudo suas páginas mais sombrias e controversas, corre o risco de repeti-la", disse.

Segundo ele, a Lei de Anistia perdoou "reciprocamente os delitos políticos de ambas as partes". "Mas anistia não é amnésia. É necessário saber que crimes foram esses e os que estão efetivamente por ela abrangidos."

Britto afirmou que questões básicas, como o paradeiro de cadáveres e o destino de pessoas desaparecidas, continuam sem solução, "cobertas pelo manto do silêncio e da cumplicidade".

Nenhum comentário: