quinta-feira, 2 de abril de 2009

ROMEU TUMA SAI EM DEFESA DA SAFADEZA

Por menos que isso uma ministra caiu. E outro quase caía por causa de uma maldita taipoca.
02/04/2009

Para corregedor do Senado, usar verba para fretar avião não é proibido



O corregedor do Senado Federal, senador Romeu Tuma (PTB-SP), afirmou nesta quinta-feira (2) que não haverá investigação sobre o suposto pagamento de avião fretado com verba oficial pelo senador Tasso Jereissati (PSDB-CE). A informação foi publicada hoje pelo jornal Folha de S.Paulo.

Reportagem do jornal Folha de S. Paulo desta quinta-feira denuncia que o senador Tasso Jereissati (PSDB-CE) tem o hábito de usar parte de sua verba oficial de passagens aéreas para fretar jatinhos que são pagos com recursos do Senado

"Ele tem liberdade de usar (a verba). Ele está apresentando comprovante de uso. Se ele fez uso do avião, é permitido que ele faça. Ele tem R$ 15 mil para usar em vários segmentos", afirmou Tuma. "Não é proibido. Não há impedimento para isso. Precisa de uma regra mais clara para evitar especulação e distorção, porque as regras hoje são um pouco abertas", acrescentou o corregedor.

Se não há uma regra que impede o uso de recursos do Senado em fretamento de aviões, o caso do senador Jereissati resvalaria na questão ética? Para Tuma, esse 'é um problema pessoal'. "Aí é um problema pessoal. Questão ética é pessoal. Se não há impedimento, o cidadão é que decide se pode ou não. Cada um de nós sabe o que representa a legalidade ou a imoralidade e decidimos em cima disso. Enquanto na regra não há impedimento, depende do parlamentar fazer o que acha correto ou não."

Para Tuma, o uso do dinheiro público só seria indevido caso não houvesse justificativa por parte do parlamentar. "Ele comprovando que precisava de uma viagem urgente de avião, eu não vejo nenhuma razão para uma apuração. Ele vai ter que justificar a despesa."


O corregedor defende a necessidade de se estabelecer regras para as várias situações que envolvem o uso de dinheiro público pelos parlamentares. "Os líderes dos partidos acham que temos que harmonizar a casa, definir, escrever e assinar o que pode e o que não pode ser feito. É importante você ter uma regra estabelecida."

"Quando tiver uma regra, aí sim, segue-se aquela regra e quem desrespeitar vai ter que responder pelo ato", resumiu Tuma.

3 comentários:

O TERROR DO NORDESTE disse...

Leia-se: tapioca.

Anônimo disse...

Interessante seu cyber-boteco.

Voltarei mais vezes, já q estou procurando outros cantos, outras idéias ... deu no sacoos blogoes pseudo-"esqerda".

Inté,
Murilo

O TERROR DO NORDESTE disse...

Murilo, seja-bem vindo.