sábado, 6 de junho de 2009

Com a palavra a futura presidente:Dilma diz que projeto do governo pode continuar e que não tem 3º mandato para a mesma pessoa

Será que o PIG agora vai ficar satisfeito?


06/06/2009


Folha Online

A ministra Dilma Rousseff (Casa Civil) disse hoje que é contrária à proposta de criação do terceiro mandato presidencial. O deputado federal Jackson Barreto (PMDB-SE) protocolou anteontem na Câmara uma PEC (proposta de emenda à Constituição) que permite duas reeleições continuadas para prefeitos, governadores e presidente da República.

"Não temos como impedir que pessoas tomem iniciativa como essa, afinal estamos numa democracia. Esperamos portanto que essas pessoas entendam que não é esse o projeto do governo. O governo pode continuar sem ser terceiro mandato", disse ela. "Não tem terceiro mandato para a mesma pessoa, tem terceiro mandato para o mesmo projeto."

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva já disse publicamente que pretende fazer Dilma sua sucessora no Palácio do Planalto. A ministra trata um câncer linfático.

Lula voltou a criticar ontem a proposta. Dilma fez coro a Lula. "O presidente tem razão [sobre o terceiro], pois considera que a democracia no país ainda é frágil e que é importante uma modificação no cenário institucional."

Ela evitou falar sobre a oficialização de sua candidatura. "Não tem um processo oficial de tirada de candidato dentro do PT."

Almoço

Dilma participa hoje de um almoço oferecido pela ex-ministra Marta Suplicy (Turismo) para um grupo de mulheres.

Marta disse que o almoço era informal e não tem caráter político. "É um almoço de mulheres que têm representatividade no seu setor. É para a ministra poder conhecer essas mulheres."

O almoço estava marcado inicialmente para o dia 23 de maio mas foi adiado devido às dores que Dilma sentiu após se submeter a uma sessão de quimioterapia.

Dilma disse que pretende voltar mais vezes a São Paulo para dialogar com militância do PT e de outros movimentos sociais.

"São Paulo tem outro papel, além do econômico. Tem um papel cultural e tem papel nos rumos do futuro pelo fato de aqui surgiram atividades bastante modernas que trazem consigo as perspectivas de futuro."

Estão presentes no almoço a psicanalista Eleonora Rosset, a a ex-jogadora de basquete Hortência, entre outras.

Nenhum comentário: