quarta-feira, 3 de junho de 2009

Dilma apresenta possível trajeto de trem-bala de Campinas ao Rio de Janeiro


03/06/2009



Do UOL Notícias


Em BrasíliaA ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, apresentou um possível trajeto para o trem-bala de Campinas ao Rio de Janeiro. Ela falou sobre o assunto após divulgar o sétimo balanço do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), em Brasília. De acordo com a ministra, este é somente um dos possíveis trajetos entre os diversos levantados pelo governo federal.


A primeira estação a ser construída seria no centro de Campinas. A próxima, no aeroporto de Viracopos. Depois, haveria uma estação sem obrigatoriedade de parada em Jundiaí. A partir daí, o trem entraria por baixo da terra em São Paulo, seguiria até a estação Campo de Marte e depois chegaria ao aeroporto de Guarulhos.

Em seguida, haveria uma estação em São José dos Campos e uma outra sem parada obrigatória em Aparecida do Norte. Já no Rio de Janeiro, haveria uma estação entre Barra Mansa e Volta Redonda. Na capital fluminense, o trem pararia inicialmente no aeroporto do Galeão e, finalmente, na estação Leopoldina.

Segundo Dilma, houve grandes avanços neste ano em relação ao trem-bala. "Nos aproximamos bastante da fase de colocar em licitação o projeto."

Governo criará empresa para cuidar de importação


A ministra também anunciou a criação de uma empresa pública para importar a tecnologia do trem-bala. A ideia é que empresas brasileiras adquiram a tecnologia para fazer outros projetos semelhantes futuramente.

A empresa do governo serviria como intermediária ao adquirir tecnologia de empresas estrangeiras com experiência na área. Segundo a ministra, a Casa Civil fez um levantamento de todas as empresas capazes de receber essa tecnologia no Brasil. A lista não foi divulgada.

Nenhum comentário: