A média de 4,8 perguntas por dia, respondidas pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva no ano passado, parece expressiva diante do número de entrevistas concedidas no início do segundo mandato. Desde 2006, houve um crescimento de quase 100% na comunicação entre o presidente e a imprensa. E a tendência é aumentar.
Está prevista para julho a estreia de um blog da Presidência, assim como uma página no Twitter e um canal no YouTube. O pré-lançamento das ferramentas na web ocorrerá no 10º Fórum Internacional de Software Livre, em Porto Alegre, na próxima semana. Mas eles só vão ao ar no mês que vem. A intenção é estabelecer um canal direto entre Lula e os eleitores, além de atingir um público que se informa basicamente pela internet. A ideia surgiu no ano passado, durante a campanha na rede do então candidato à Presidência dos Estados Unidos, Barack Obama, que estendeu sua aventura online para os primeiros meses de mandato.
Os novos espaços serão atualizados por cinco profissionais. O objetivo será fazer uma cobertura multimídia da agenda de Lula, com vocabulário compatível com o do público que pretende atingir. Mas o blog da Presidência não prevê interatividade com o blogueiro oficial, nem espaço para comentários de internautas.
Para o professor da PUC de São Paulo Rafael Araújo, a proposta da Presidência não representa, conceitualmente, um blog. “O que se tem é uma apropriação do nome, mas a estrutura é outra. Não se tem uma relação direta entre blogueiro e internauta”, ressalta o cientista político.
No início de julho, Lula também estreia uma coluna semanal em jornais impressos de todo o país, intitulada O presidente responde.
RELAÇÃO COM A IMPRENSA
A estratégia de comunicação da Presidência
# Lula concede entrevistas a veículos regionais na véspera de visitar o município. A estratégia se repete em viagens internacionais
# No próximo mês, estreia a coluna O presidente responde, com o formato de pergunta e resposta, com foco em jornais populares e regionais
# A Secretaria de Imprensa da Presidência organiza lançamento de blog, twitter e canal do YouTube da Presidência no 2º semestre deste ano
Entrevistas de Lula nos últimos anos*
2006 92
2007 157
2008 182
2009 135
(até 16 de junho)
* Inclui entrevistas coletivas, exclusivas e pequenas aparições em todos os veículos brasileiros e estrangeiros de comunicação
Está prevista para julho a estreia de um blog da Presidência, assim como uma página no Twitter e um canal no YouTube. O pré-lançamento das ferramentas na web ocorrerá no 10º Fórum Internacional de Software Livre, em Porto Alegre, na próxima semana. Mas eles só vão ao ar no mês que vem. A intenção é estabelecer um canal direto entre Lula e os eleitores, além de atingir um público que se informa basicamente pela internet. A ideia surgiu no ano passado, durante a campanha na rede do então candidato à Presidência dos Estados Unidos, Barack Obama, que estendeu sua aventura online para os primeiros meses de mandato.
Os novos espaços serão atualizados por cinco profissionais. O objetivo será fazer uma cobertura multimídia da agenda de Lula, com vocabulário compatível com o do público que pretende atingir. Mas o blog da Presidência não prevê interatividade com o blogueiro oficial, nem espaço para comentários de internautas.
Para o professor da PUC de São Paulo Rafael Araújo, a proposta da Presidência não representa, conceitualmente, um blog. “O que se tem é uma apropriação do nome, mas a estrutura é outra. Não se tem uma relação direta entre blogueiro e internauta”, ressalta o cientista político.
No início de julho, Lula também estreia uma coluna semanal em jornais impressos de todo o país, intitulada O presidente responde.
RELAÇÃO COM A IMPRENSA
A estratégia de comunicação da Presidência
# Lula concede entrevistas a veículos regionais na véspera de visitar o município. A estratégia se repete em viagens internacionais
# No próximo mês, estreia a coluna O presidente responde, com o formato de pergunta e resposta, com foco em jornais populares e regionais
# A Secretaria de Imprensa da Presidência organiza lançamento de blog, twitter e canal do YouTube da Presidência no 2º semestre deste ano
Entrevistas de Lula nos últimos anos*
2006 92
2007 157
2008 182
2009 135
(até 16 de junho)
* Inclui entrevistas coletivas, exclusivas e pequenas aparições em todos os veículos brasileiros e estrangeiros de comunicação
Um comentário:
Mais visibilidade? Cara, o "Cara" não sai do palanque desde que chegou lá. Só desce para subir no Aerolula, assim como só desce do Aerolula para subir no palanque. Trabalho que é bom, nada!
Bem que eu já profetizei que o nosso pequeno aiatolá ainda vai fazer com que Hitler, Stalin, Mussolini, Saddam Hussein e outros desmiolados do mesmo gênero pareçam, diante dele, simples amadores no que diz respeito à autopromoção e culto à personalidade.
Yes, nós temos aiatolula e bananas!
Postar um comentário