quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Aleluia!

Um dos representantes do PIG resolveu-a contragosto- escrever alguma coisa sobre a pesquisa Vox Populi, que aponta a decadência da candidatura Serra e a pujança da candidatura Dilma.É bem verdade que o Valor Econômico repercutiu a pesquisa pela metade, além do mais porque tem nos seus quadros um jornalista que é, a todas as luzes, parente de Ricardo Boechat, apresentador da Band, que antes de ontem divulgou no noticiário da referida emissora de TV a pesquisa da Vox Populi, mas, convenhamos, a divulgação da pesquisa pelo VE já é um grande avanço.

Vox Populi traz diferença entre Serra e Dilma em um dígito

Autor(es): Yan Boechat

Valor Econômico - 20/08/2009

O governador de São Paulo, José Serra, e a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, estão separados por nove pontos percentuais na disputa pelo voto dos eleitores brasileiros para suceder o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, de acordo com pesquisa divulgada terça-feira pelo instituto Vox Populi. O levantamento, realizado a pedido da "TV Bandeirantes", é o que apresenta a menor diferença entre os principais pré-candidatos à presidência do PT e do PSDB. Nas últimas semanas, pesquisas de opinião realizadas pelo Datafolha e pelo Ipespe apontavam uma vantagem média de cerca de 15 pontos percentuais para Serra.

A pesquisa do Vox Populi foi realizada entre os dias 31 de julho e 4 de agosto. Foram ouvidos cerca de dois mil eleitores em todo o país. Quando a pesquisa foi feita dois fatos novos que impactaram a pré-campanha ainda não haviam surgido: a provável candidatura da senadora Marina Silva e a polêmica entre a ministra Dilma Rousseff e a ex-secretária da Receita Federal, Lina Maria Vieira.

A pesquisa do Datafolha, por sua vez, foi realizada após os dois casos e apontou uma diferença de 19 pontos entre os dois principais pré-candidatos. Já a pesquisa do Ipespe foi realizada ainda antes do levantamento do Vox Populi e mostra uma vantagem de 12 pontos para José Serra. Marina Silva teve um desempenho surpreendente na pesquisa do Ipespe: atingiu 10% das intenções de voto em cenário semelhante ao empregado pelos outros institutos. Quando seu nome foi colocado à disposição novamente cerca de 20 dias depois, desta vez pelo Datafolha, apenas 3% dos pesquisados a escolheram.

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