Coisas da Política - Tales Faria
Jornal do Brasil - 18/08/2009
Há muito tempo não se vê uma candidatura presidencial surgir com apenas 3%
dos votos e ser tão saudada pela imprensa, como o possível lançamento do
nome da ex-ministra do Meio Ambiente Marina Silva. Algo parecido, talvez,
tenha sido o aparecimento de Guilherme Afif Domingues em 1989, acho que
pelo PL. A turma do andar de cima ficou eufórica com o Afif, mas, como ele
não emplacou, tentou-se o “choque de capitalismo” do tucano Mario Covas e,
depois, houve o embarque na canoa de Fernando Collor de Mello.
Neste fim de semana, mal surgiram as especulações de que Marina deverá sair
do PT para o PV, ela já foi capa das revistas Época e IstoÉ. Na primeira,
adianta-se simplesmente a possibilidade de a moça ocupar o Palácio do
Planalto, sob o título Marina presidente?. Na segunda, a chamada da primeira
página, ao lado da foto da provável candidata, festeja: O Brasil não é só PT
e PSDB.
A bem da verdade, no plano regional, a candidatura de Fernando Gabeira a
prefeito do Rio, curiosamente pelo PV, também teve o apoio entusiástico e
imediato dos mesmos que agora comemoram o nome de Marina. E, de fato, Gabeira
cresceu durante a campanha até chegar ao segundo turno. Não é improvável que
Marina também cresça, embora não seja seguro apostar que ela ultrapasse o
candidato tucano, José Serra, ou a preferida do Palácio do Planalto, Dilma
Rousseff (PT), nem mesmo outra alternativa do campo governista, o deputado
Ciro Gomes (PSB-CE).
Segundo pesquisas do Datafolha divulgadas neste fim de semana, Serra continua
liderando a disputa, com 37% das intenções de voto do eleitorado; Dilma conta
com 16% e Ciro, com 15%. Acima de Marina estaria ainda a ex-senadora Heloísa
Helena, do PSOL, com 12% da preferência dos entrevistados. Então por que
tanta festa em torno de Marina Silva?
Porque o andar de cima aposta que a entrada da candidata ecológica, antes de
mais nada, preenche o vazio de uma candidatura feminina na oposição, em
contraponto à governista Dilma, já que a expectativa é que Heloísa Helena se
volte para Alagoas. Uma substituição até bem mais palatável para os
conservadores do que a ex-senadora alagoana. A ecologia deixou de ser um tema
de propriedade da esquerda, como foi nos anos 60 e 70, e passou a transitar
por todas as ideologias. O PV de São Paulo, por exemplo, é dominado por
políticos de direita acusados de fisiologismo, Gabeira teve o apoio do DEM, o
líder do partido na Câmara é o deputado Sarney Filho (MA).
Também porque a candidatura de Marina, mesmo que não chegue a lugar algum,
parece ter grande potencial para conquistar votos no campo das esquerdas.
Mas, principalmente, porque o aparecimento de Marina embaralha um jogo que
estava se encaminhando para o desenho proposto pelo presidente Luiz Inácio
Lula da Silva: eleições polarizadas entre Dilma e Serra apenas, o que
tornaria a campanha plebiscitária. Nesse quadro, o Palácio do Planalto tem
apostado que o grande tema a ser posto na mesa seria a comparação entre o
governo Lula e o governo anterior, do tucano Fernando Henrique Cardoso.
Segundo o Datafolha deste fim de semana, a avaliação do governo Lula está em
67% para ótimo/bom, 25% para regular e apenas 8% para ruim/péssimo. Em
outubro de 2002, o Datafolha captou uma avaliação positiva (ótimo/bom) do
governo Fernando Henrique Cardoso em apenas 23% dos entrevistados.
Ou seja, a polarização apontaria para uma luta desigual, uma verdadeira
surra, creem os lulistas. Mas bastou Marina Silva aparecer, e o deputado
Ciro Gomes (PSB-CE) voltou a colocar sua candidatura na rua, declarando que
está mesmo mais propenso a disputar a Presidência da República do que o
governo de São Paulo, e que, se Marina “aceitar a convocação do PV, ela
implode a candidatura da Dilma”. Não é certo que imploda a candidatura
Dilma, mas tem tudo para implodir a tese da polarização.
Mas fica uma pergunta no ar: e o outro lado? Marina rouba votos da esquerda,
mas também rouba votos entre eleitores do PSDB e do DEM. Sua permanência na
disputa, junto com Ciro Gomes, praticamente garante que haverá um segundo
turno, em que inevitavelmente a campanha se polariza. Ou seja, estaria-se
apenas adiando a polarização. Mais nada.
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