terça-feira, 8 de setembro de 2009

Ex-tucano é cassado

08/09/2009
TSE confirma cassação do governador de Tocantins

O recurso contra o governador do Tocantins, Marcelo Miranda (foto), e o seu vice foi apresentado pelo tucano Siqueira Campos, segundo colocado na disputa estadual e ex-aliado de Miranda

O plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu por unanimidade nesta terça-feira (8) rejeitar os recursos que pretendiam reverter a cassação do governador de Tocantins, Marcelo Miranda (PMDB). Com a decisão, os ministros decidiram pela realização de novas eleições no Estado.

De acordo com a decisão proferida em junho, da qual Miranda recorreu, as novas eleições serão indiretas e o novo governador será indicado pela Assembléia Legislativa do Estado. Miranda não poderá concorrer, informou o TSE.

No fim de junho, Miranda e seu vice, Paulo Antunes (PPS), tiveram seus mandatos cassados por prática de abuso de poder econômico, compra de votos, conduta proibida a agente público e uso indevido dos meios de comunicação social nas eleições de 2006.

O recurso contra o governador do Tocantins e o seu vice foi apresentado pelo tucano Siqueira Campos, segundo colocado na disputa estadual e ex-aliado de Miranda.

Na ação, Siqueira Campos afirmou que o peemedebista utilizou o programa social "Governo Mais Perto de Você" sem a autorização legislativa e previsão orçamentária para distribuir recursos públicos a eleitores por meio de benefícios, bens, brindes, prêmios, casas, óculos, cestas básicas, realização de consultas médicas, entre outros itens.

Siqueira Campos sustentou ainda que Marcelo Miranda utilizou a máquina pública para criar cargos, fazer nomeações irregulares e movimentar servidores públicos estaduais, violando a legislação eleitoral. Uol.

Nenhum comentário: