sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Lula:alguns governantes conhecem sofrimento do povo e outros apenas "leram"


18/09/2009

da Folha Online

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta sexta-feira que alguns governantes conhecem o sofrimento do povo e outros apenas leram, e que o grande legado de seu governo será a "mudança de paradigma".

"As pessoas vão perguntar: como é que um metalúrgico consegue fazer 12 universidades e um doutor, reitor, doutor honoris causas, não fez nenhuma? Como é que pode um torneiro mecânico fazer 214 escolas técnicas e o governo passado tinha mandado uma lei tirando do governo federal a responsabilidade pelo ensino profissional? Alguns governantes conhecem o sofrimento do povo e outros governantes apenas leram o sofrimento do povo", afirmou Lula durante cerimônia de assinatura da ordem de serviço das obras da BR-448, no Rio Grande do Sul.

Lula diz que PT está preparado para lançar candidaturas de Dilma e Tarso

Lula disse ainda que o Brasil não poderia ser governado com a "inteligência da cabeça ou apenas com o conhecimento da escola".

"Se o governante não conhece a alma do povo, se o governante não consegue compreender o olhar do povo, se o governante não consegue sensibilizar pela dor dos outros, ele não consegue governar. Um país não pode ser governado com a inteligência da cabeça ou apenas com o conhecimento da escola. Tem que ser governado também com o sentimento da alma e do coração para poder entender perfeitamente bem o que é esse povo."

Sobre as eleições de 2010, Lula disse que vai eleger seu sucessor para dar "continuidade" às ações de seu governo.

"No ano que vem, virei aqui [Porto Alegre], aí sim para falar de política. No ano que vem venho aqui para fazer campanha. Eu ainda não tenho candidato nem candidata a governador e presidente. Mas ano que vem virei a Porto Alegre e para o Brasil, porque vamos eleger alguém para dar continuidade a tudo que estamos fazemos pelos país. O Brasil não pode retroceder e voltar a ser o que era há 15 ou 20 anos", afirmou o presidente.

Mais cedo, no entanto, Lula disse, ao desembarcar na Base Aérea do Rio Grande do Sul, que o PT está preparado para lançar a candidatura da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, à Presidência da República, e a do ministro da Justiça, Tarso Genro, ao governo gaúcho.

"Estamos preparados para lançar o Tarso e a Dilma e ganhar as eleições", disse Lula em entrevista à rádio Guaíba.

Nenhum comentário: