terça-feira, 15 de setembro de 2009

Mantega:Brasil sai da marolinha de cabeça erguida

15/09/2009


Medidas anticrise terão impacto de 2,5% do PIB

"Saímos da crise com a cabeça erguida, não destroçada como no passado " , reiterou há pouco o ministro da Fazenda, Guido Mantega, durante reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (Conselhão). Ele destacou a importância das medidas anticíclicas tomadas pelo governo brasileiro para recuperar a economia brasileira e disse que o impacto dessas ações será de 2,5% do Produto Interno Bruto (PIB).

O ministro voltou a afirmar o bom desempenho do país, agradeceu a vários setores do governo e, em especial, a Lula, por ter " pedido ousadia e rapidez " nas medidas anticrise.


Reafirmando que o Brasil " sai mais forte " da crise que a maioria dos países, ele ressaltou a maior capacidade de recuperação da economia brasileira do que em crises no passado.

" Adquirimos capacidade de fazer políticas anticíclicas, de fazer estímulos à economia " , disse Mantega citando as causas da boa performance de agora.

" No passado, quando terminava o ciclo de crescimento, tínhamos que pagar a conta " , afirmou o ministro. " Agora, temos um ciclo onde a economia cresce equilibrada, sem inflação, sem produzir dívida externa, gerando emprego por estimular a agricultura familiar e a construção civil, por exemplo, polos de grande geração de emprego " , continuou.

Mantega citou ainda como exemplo do " sucesso " brasileiro, as transferências de renda por políticas sociais do governo, como aumento do salário mínimo. " Portanto, termina o ciclo e estamos prontos para voltar a crescer " , continuou ele.

(Com informações de Reuters e Valor Online)

Nenhum comentário: