segunda-feira, 21 de setembro de 2009

PCdoB denuncia: governo Yeda quer esconder a verdade

21 de Setembro de 2009

"O PSDB e seus aliados fazem de tudo para prejudicar as investigações e impedir a punição dos culpados". Esta é a denúncia que o PCdoB RS está apresentando em material impresso distribuído à população. O documento chama a atenção para a grave crise por que passa o Rio Grande e a necessidade da sua superação.

Os comunistas consideram que, neste momento, no qual há uma CPI no parlamento gaúcho e o pedido de "impeachment" da governadora, a postura dos aliados do governo tem sido de inviabilizar a qualquer custo às investigações.

Veja a íntegra do documento:

A denúncia apresentada pelo MPF (Ministério Público Federal) contra a governadora Yeda Crusius e mais oito pessoas ligadas ao seu governo não deixa dúvidas ao povo gaúcho: a corrupção instalada no Piratini precisa ser profundamente investigada e os responsáveis punidos, para que o Rio Grande possa virar essa página lamentável da sua história e construir um outro caminho. Um caminho novo, que recupere o orgulho de fazer política dos gaúchos.

Porém, a postura dos tucanos tem sido a de inviabilizar as investigações, ou seja, não querem que a verdade venha a tona. Essa tem sido a atitude dos deputados governistas frente à CPI da corrupção que foi instalada na Assembléia. Fazem de tudo para que ela não funcione. Essa também deverá ser a postura dos integrantes da base governista frente ao pedido de "impeachment" da governadora que está tramitando no parlamento gaúcho.

Ao tentarem obstruir as investigações, mais uma vez, Yeda e seu governo cami-nham na direção contrária dos interesses do Estado e do povo gaúcho.

YEDA: projeto falido, na contramão do Brasil

Yeda, desde que assumiu, tentou implementar no Estado um projeto falido, que veio travestido de “novo jeito de governar". Na verdade, o projeto de Yeda sempre foi o velho neoliberalismo - também defendido pelo seu vice, Feijó. O que ela colocou em prática foi o ataque ao papel do Estado, precarizou as políticas públicas e crimina-lizou os movimentos sociais. Mesmo o tal "déficit zero" se deu à custa de menos investimentos em saúde, educação e segurança, prejudicando quem mais precisa.

Enquanto o Brasil cresceu, o Estado - sob o comando dos tucanos - esteve apartado, e andou na contramão.

Por um novo projeto para o Rio Grande

O PCdoB quer a superação dessa crise política que está emperrando o Estado, e que todos os envolvidos sejam responsabilizados e punidos para que o Rio Grande retome o seu rumo, no sentido do progresso e do desenvolvimento, com democracia e valorização do trabalho, sintonizado com o desenvolvimento do país.

Em plena comemoração Farroupilha, a exigência é de que se retome o orgulho gaúcho, de um Estado que sempre teve um papel fundamental para o desenvolvimento da nação. Com o governo Yeda o Rio Grande só perdeu. Portanto, é urgente encontrar os caminhos para retomar a auto-estima e o desenvolvimento do nosso Estado.

Clomar Porto

Nenhum comentário: