quarta-feira, 28 de abril de 2010

Isso é a cara do governo Serra

Veja, um sujeito que nem sequer diminuiu a violência em São Paulo, diz que vai criar, se for eleito presidente(Eu disse SE), um Ministério de Segurança Pública.Só sendo brincadeira, o escroque é muito cínico.


Prefeitos do litoral de SP dizem que pedido de reforço policial não foi atendido


Enquanto o governo dos Estados Unidos (EUA) segue recomendando aos cidadãos norte-americanos que evitem a Baixada Santista por conta de uma suposta onda de violência, autoridades municipais da região reclamam do baixo efetivo policial alocado nas cidades do litoral centro-sul paulista e revelam que tal carência foi levada – “sem retorno” – ao conhecimento do secretário estadual de Segurança Pública de São Paulo (SSP), Antônio Ferreira Pinto.

Tércio Garcia, prefeito de São Vicente, lembra que no ano passado, durante uma reunião do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Baixada Santista (Condesb), a questão da falta de homens foi alvo de reclamações “unânimes” por conta dos governantes que estiveram no encontro realizado em Santos. Na ocasião, o chefe da SSP estava presente e ouviu todas as colocações.

Como ele explica, um dos fatores que contribui para a redução de policiamento é a exigência para que os homens da Polícia Militar (PM) façam a escolta de presos. “Temos quatro presídios, um Centro de Detenção Provisória e uma unidade da Fundação Casa. Em qualquer deslocamento para o fórum, vários de nossos policiais são segurados”, reclama o político, que registrou em sua cidade seis homicídios desde o dia 11 de abril, fato que teve influência sobre o recente diagnóstico norte-americano.

Segundo o prefeito, apesar das quedas dos índices de mortes violentas e também no número de furtos e roubos, observa-se uma “diminuição gradual” do efetivo da PM na região. “Nosso efetivo é pequeno. Precisamos de muito mais.” Questionado se o governo estadual teria se sensibilizado com a questão, ele foi enfático. “Não teve muito retorno. A secretaria se sensibilizou, mas não resolveu.”

Secretário de Defesa Social do Guarujá, município citado nominalmente na lista negra das autoridades estrangeiras, Ricardo Joaquim de Oliveira também engrossa o coro de insatisfação. Como ele conta, a cidade tem cerca de 300 guardas municipais, 75 vigias particulares, 300 homens da PM e 70 da Polícia Civil, contingente que chega a dobrar em épocas festivas ou feriados.

Mesmo assim, como ele diz, falta policiamento. “Tivemos um soluço. Desde que o governo estadual definiu que a PM faria a escolta de presos, você passou a tirar os policias da rua. E o problema é que são os policiais militares que fazem a maior presença, com a farda e a presença ostensiva. Reduz um pouco nossa segurança”, alerta o secretário, que, no entanto, também sustenta que os índices de violência em sua cidade são cada vez menores. “Não estamos abandonados. Mas sempre dá para melhorar. Levamos esse apelo ao secretário exatamente para ter uma solução, já que a situação nos preocupa.”

Ruy Santos, vice-prefeito de Itanhaém, igualmente é contra a retirada de policiais das ruas para escolta de presos. “Ficamos defasados. Acaba tirando o efetivo de nossa cidade”, diz ele, que participou da reunião em que Antônio Ferreira Pinto recebeu as solicitações de reforço por parte das autoridades locais. “Não foi feito um ofício. Mas ficou oficializado naquele momento que nossa reivindicação era essa”, afirmou ele, que também acha que é falho o critério para a distribuição de policiais no litoral. “Temos uma população flutuante que nem sempre é levada em conta. Temos poucos policiais. Nem sempre conseguimos dar todo o suporte necessário à população”, conta.

O próprio delegado seccional de Santos, Rony da Silva Oliveira, pede um reexame por parte da SSP-SP do contingente de homens que fazem a segurança do litoral. “A baixada é o principal ponto turístico do Estado. Além disso, o acesso é feito por uma estrada muito moderna, com o atrativo do Rodoanel que ainda está trazendo mais gente para cá. Temos um alto número de turistas, mesmo fora de época e na chuva. E isso (o efetivo) tem que ser reexaminado, reestudado, para que possamos ter um trabalho que possa atender melhor a população”, diz.

Os prefeitos de Santos, Bertioga e Praia Grande também foram procurados pela reportagem, mas não retornaram ao pedido de entrevista.

2 comentários:

Jefferson disse...

No blog da tia Carmela tem uma matéria com as grandes realizações de Serra na segurança pública:
http://byebyeserra.wordpress.com/2010/04/08/os-anos-mais-felizes-de-nossas-vidas-3-sp-sem-violencia/

Robin disse...

É impressionante o site GENTEQUEMENTE que é registrado em nome do PSDB, não publica nenhum comentário contrário a sua ideologia lá a moderação é censura total! Essa gangue demo/tucana bem que merecem afundarem cada vez mais.