A renda média das famílias brasileiras em 2009 alcançou o recorde de R$ 1.285,00. A conclusão é da pesquisa Observador Brasil 2010, feita pela Cetelem (financeira do grupo francês BNP Paribas) e pelo instituto de pesquisa Ipsos.
O gasto total das famílias foi o maior desde 2005, alcançando R$ 1.066,25. Por outro lado, o brasileiro poupou mais em 2009. Os recursos destinados a aplicações, poupança e investimentos alcançaram em média R$ 535,31, o que equivale a R$ 220,00 mais do que em 2008. Sobre as intenções para os próximos 12 meses, 76% dos entrevistados afirmaram que pretendem aumentar as economias.
A região Sul foi a que mais poupou, aplicou ou investiu dinheiro em 2009, totalizando uma média de R$ 848. Logo depois, ficou a região Nordeste, que guardou R$ 832 por mês. Em comparação com 2008, a região Nordeste foi a que mais ampliou investimentos em 2009, uma diferença que chegou a R$ 637.
Nos últimos cinco anos, tem diminuído o número de pessoas que precisou atrasar algum pagamento. Em 2009, apenas 3% declararam ter atrasado uma prestação, enquanto em 2005, o índice era de 9%.
De acordo com a declaração dos entrevistados, também sobrou mais dinheiro no final do mês, alcançando R$ 138,16, em 2009, contra R$ 108,25, em 2008.
A comparação é ainda mais expressiva ao avaliar os dados históricos: em média, o que sobrou no fim do mês no ano de 2009 mais que dobrou em relação a 2005, quando chegou a R$ 67,3.
Consumo
Segundo apurou a pesquisa Observador 2010, a pretensão de compra em 2010 se manteve estável para todos os itens pesquisados. Isso sugere que a crise econômica pouco afetou as ambições de compra do consumidor.
Na região Nordeste, destaque para o aumento de quase 10 pontos percentuais na pretensão de gastos com lazer e viagem. Este item também aparece com destaque nas regiões Norte e Centro-Oeste, juntamente com telefone celular e computador para casa. Na região Sul, há destaque para a pretensão de compras de carros.
A intenção de pagar à vista segue estável na maioria dos itens pesquisados. Segundo o estudo, em 2009, em geral, as pessoas se sentiram mais seguras para comprar itens financiados.
A pesquisa identificou uma tendência de crescimento de compras financiadas de eletroeletrônicos, principalmente de televisão, fogão e geladeira, além de carro.
Do total de entrevistados, 65% assumiram se sentir seguros para financiar a compra de alimentos, seguido por roupas, com 52%. Para a compra de carros, 17% informaram se sentir muito seguros para assumir um financiamento
Uol
O gasto total das famílias foi o maior desde 2005, alcançando R$ 1.066,25. Por outro lado, o brasileiro poupou mais em 2009. Os recursos destinados a aplicações, poupança e investimentos alcançaram em média R$ 535,31, o que equivale a R$ 220,00 mais do que em 2008. Sobre as intenções para os próximos 12 meses, 76% dos entrevistados afirmaram que pretendem aumentar as economias.
A região Sul foi a que mais poupou, aplicou ou investiu dinheiro em 2009, totalizando uma média de R$ 848. Logo depois, ficou a região Nordeste, que guardou R$ 832 por mês. Em comparação com 2008, a região Nordeste foi a que mais ampliou investimentos em 2009, uma diferença que chegou a R$ 637.
Nos últimos cinco anos, tem diminuído o número de pessoas que precisou atrasar algum pagamento. Em 2009, apenas 3% declararam ter atrasado uma prestação, enquanto em 2005, o índice era de 9%.
De acordo com a declaração dos entrevistados, também sobrou mais dinheiro no final do mês, alcançando R$ 138,16, em 2009, contra R$ 108,25, em 2008.
A comparação é ainda mais expressiva ao avaliar os dados históricos: em média, o que sobrou no fim do mês no ano de 2009 mais que dobrou em relação a 2005, quando chegou a R$ 67,3.
Consumo
Segundo apurou a pesquisa Observador 2010, a pretensão de compra em 2010 se manteve estável para todos os itens pesquisados. Isso sugere que a crise econômica pouco afetou as ambições de compra do consumidor.
Na região Nordeste, destaque para o aumento de quase 10 pontos percentuais na pretensão de gastos com lazer e viagem. Este item também aparece com destaque nas regiões Norte e Centro-Oeste, juntamente com telefone celular e computador para casa. Na região Sul, há destaque para a pretensão de compras de carros.
A intenção de pagar à vista segue estável na maioria dos itens pesquisados. Segundo o estudo, em 2009, em geral, as pessoas se sentiram mais seguras para comprar itens financiados.
A pesquisa identificou uma tendência de crescimento de compras financiadas de eletroeletrônicos, principalmente de televisão, fogão e geladeira, além de carro.
Do total de entrevistados, 65% assumiram se sentir seguros para financiar a compra de alimentos, seguido por roupas, com 52%. Para a compra de carros, 17% informaram se sentir muito seguros para assumir um financiamento
Uol
2 comentários:
Terror meu amigo!!!!! Que saudade de tú!!!!! Olha o Brasil vai muito bem obrigada!! A única coisa que preocupa os brasileiros e faz deixar um medo no ar não é o " perna cabeluda" não, é o Zé Pedágio!!! Aquele fio de uma égua!!! XÔ! Zé ovada!! Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk. Beijão Terror, vou sair agora pq o DiAfonso depois de muito eu encher me deu um pouco daquele dinheiro da mega. Então eu vou comprar umas coisas pro churrasco da laje, que vai ser na casa dele. óia, cê tá convidado vicê? É só tú levâ os pratinho de prástico pra gente cumê , o resto vai se na conta du cumpadi kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk. Tchauuuu xêrooooooooo!!
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK. Você não presta! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.Beijão.
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