segunda-feira, 5 de julho de 2010

Deu no PiG:O vice com ficha limpa demais


E pensar que, mesmo com estas trapalhadas, Serra empatou com Dilma nas peqsuisas é de fazer rir.



Coisas da Política


Cristian Klein


Jornal do Brasil - 05/07/2010


FEITA NO AFOGADILHO, após meses de indecisão, quedas de braço e a reviravolta final entre os líderes da oposição, a escolha do deputado federal Indio da Costa (DEM-RJ) como candidato a vicepresidente do ex-governador paulista José Serra (PSDB) tem gerado muita polêmica pela inexpressividade de sua trajetória política. O próprio demista não escondeu a surpresa diante da indicação do partido. Aos 39 anos, Indio da Costa está em seu primeiro mandato na Câmara dos Deputados. É a tal ponto desconhecido que os governistas sentiram-se à vontade nas sinceras ironias, logo após a confirmação do nome. Quem é?, rebateu o presidente Lula. É provável que até Serra tenha se feito a mesma pergunta. Afinal, ele e Indio da Costa só haviam se encontrado uma vez antes do anúncio da chapa presidencial.

Indio da Costa é resultado de uma sucessão de erros e da falta de quadros da oposição. Para quem sonhava com o ex-governador de Minas Aécio Neves, todas as opções levantadas nos últimos meses tinham defeitos relevantes, seja pela falta de idoneidade, pela falta de votos ou, na ausência de um ou de outro problema, pela sensação de déjà vu, como Marco Maciel, vice nos dois mandatos de FHC, e como o ex-presidente Itamar Franco.

O desfecho não poderia ser promissor, quando se tem em conta que o nome mais cotado até o fim do ano passado era o do ex-governador do Distrito Federal José Roberto Arruda, apeado do poder por supostamente liderar um dos maiores escândalos de corrupção política na história do país. Antes ou depois do episódio, mais de 20 vice-presidenciáveis vieram e se foram com uma facilidade que apenas demonstrava a carência de nomes: os senadores José Agripino (DEM-RN); Kátia Abreu (DEM-TO), uma ruralista ferrenha; Demóstenes Torres (DEM-GO), o senhor anticotas para negros nas universidades; Francisco Dornelles (PP-RJ), cujo partido desistiu de abandonar o barco governista; e até a ex-nadadora e vereadora do Rio Patrícia Amorim, atual presidente do Flamengo o que já revelava o desespero das últimas semanas.

À falta de opções, somou-se a inabilidade política na escolha, aparentemente final, pelo senador Álvaro Dias (PSDB-PR). A trapalhada abriu brecha para o DEM sentindo-se preterido por não ter sido consultado exigir que o vice fosse do partido. Indio da Costa surgiu como uma das poucas opções disponíveis para cortar a ligação direta entre o mensalão do DEM e a chapa presidencial. O deputado foi relator do projeto de lei Ficha Limpa embora, como ex-genro do banqueiro condenado a prisão Salvatore Cacciola, sua imagem não esteja livre de contestação. O indiscutível, porém, é que sua ficha, seu currículo é vazio, limpo demais para um vice-presidente da República.

3 comentários:

Unknown disse...

Estava eu observando esse desenho aí e me ocorreu de perguntar:
Gilvan...Tu sabe o que é "piroga" ?

Piroga em tupi guarani é uma canoa feita de pau !!!
Pelo jeito Serra navega na "piroga" do rapaz !!!
Ainda se bebe "pau do índio" aí em Olinda ?
Manda umas "garrafadas" aqui pro comitê central da campanha do Serra em São Paulo !!!
Os "caba" daqui de tão encantados com o Índio vão adorar !!!

O TERROR DO NORDESTE disse...

Enio, bem capaz de Serra navegar, vou mandar uma garrafada de piroga junto com a Perna Cabeluda.Abraços,

Unknown disse...

Não se enganem e deixem de repetir factóides, o verdadeiro relator do projeto ficha limpa (PLP 168 de 1993) foi o Deputado José Eduardo Cardoso - PT/SP, tanto na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania - CCJC (designado em 20/04/2010) quanto no plenário (em 04/05/2010), onde a proposição foi aprovada em 11/05/2010...

O melhor lugar para se verificar isto é no histórico do Projeto na própria página da Câmara dos Deputados:
http://www.camara.gov.br/sileg/Prop_Detalhe.asp?id=21571

É impressionante observar a tentativa, que ocorreu em 04/05/2010, do deputado Marcelo Itagiba - PSDB/RJ de tentar aprovar um outro projeto do "ficha limpa" (como um 'voto em separado') em que a Câmara se auto-regularia e os próprios deputados é que estabeleceriam se os candidatos apresentariam "bons antecedentes" ou não... Uma brincadeira de mau gosto com a idéia original do Projeto, que foi aprovada à revelia das vontades do Deputado Marcelo Itagiba - PSDB/RJ.