quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Desabafo de um paulista


Como estudante do curso de direito, na FMU – Faculdades Metropolitanas Unidas, e por coincidência estar na mesma sala da Mayara Petruso, não posso deixar de manifestar a minha indignação com as declarações de cunho preconceituoso [de alguns sudelistas e sulistas em relação a nordestinos e nortistas e vice e versa] que vem gradativamente aumentando em portais de relacionamento e em blogs e divulgadas pela mídia brasileira.


A meu ver, as frases postadas pela Mayara Petruso em seu twitter e facebook demonstram como uma parte [necessário ressaltar ser uma absurda minoria] da população da região sudeste/sul tem uma visão deturpada da realidade de nosso país e de nossa magnífica diversidade cultural.


Vejo a necessidade aqui de destacar como as populações de diversas partes do país sempre colaboraram para o desenvolvimento e construção de nosso Estado, em principal a população nordestina, além de estrangeiros, sendo estes sempre bem recebidos em nossa grandiosa São Paulo, que tem sua grandiosidade atrelada, principalmente a sua diversidade étnico/cultural encontrada somente aqui.


Hoje, ao ver a declaração da Sra. Fabiana Pereira, intitulada de articuladora do Movimento São Paulo para os Paulistas fiquei absurdamente perturbado ao saber que existe um movimento deste em meu Estado, É UM ABSURDO. Lembrei no mesmo momento das aulas de história da 7º série, onde o tema de meu trabalho para feira cultural fora Hitler, que nitidamente compartilhava idéias como a desta cidadã.


Percebe-se de longe o total desconhecimento da história de nosso país, quando esta divide a grandiosidade cultural brasileira em somente 2 culturas, como uma assistencialista/populista e outra intelectual/elitista. Confesso que sinto medo de comentários como este.


Como brasileiro e amante da diversidade cultural de nosso país vejo a necessidade de todos nós não deixarmos que comentários de cunho preconceituosos continuem a ser proliferados.


O Brasil é um país que tem história principalmente pela relevância e tolerância da população, onde até mesmo os judeus e muçulmanos convivem pacificamente em nossa sociedade, não podemos deixar que declarações inconseqüentes gerem ódio em nosso país.


A democracia é para todos, não somente para determinado Estado da Federação, cada um escolhe o que acha ser o melhor para si [Deixo de destacar a minha opinião política por achar irrelevante para o assunto].


Peço a todos que encaminhem esta mensagem ao maior número de pessoas que puder, se possível disponibilizem em seus blogs, O BRASIL PODE MAIS, TODOS JUNTOS PARA O FUTURO DE NOSSA NAÇÃO.


São Paulo, 04 de novembro de 2010.

Luís Gustavo Timossi


Do Com Texto Livre

4 comentários:

cao@dino disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
cao@dino disse...

essas vacas xenófobas são tão criminosas como o seu guia(zé chirico)e devem ser responsabilizadas criminalmente.
as 2 pessoas que foram incendiadas em são paulo eram nordestinas,pobres,pretas,gordas?alguma coisa tem-pode ser o resultado da campanha do serra- pq a midia tá escondendo.
em são paulo quem pede aumento de salário leva porrada e tiro de borracha na cara,mas para o kassab e seus secretários tem dinheiro sobrando.à propósito quando é o próximo incêndio de favela? este ano já tocaram fogo em 61 favelas,é uma por semana,paulista gosta mesmo de fogo,vá gostar assim no inferno.

O TERROR DO NORDESTE disse...

Cao, exatamente.

Anônimo disse...

eu sou paulista e acho uma tremenda idiotisse qualquer forma de descriminaçao contra o povo do nordeste e peço desculpas aos nordestinos por conta de alguns cabeça de merda que existem por aqui mais esses preconceituosos sao minoria amo o nordeste e se preciso for defenderei eles de unhas e dentes