domingo, 2 de março de 2014

E agora, coxinhas?



Datafolha: maioria dos eleitores de Dilma está no Sudeste.

O mais que se ouve no Brasil inteiro é que Dilma só ganha por causa do voto do nordestino, e agora, depois desses números, como ficam os coxinhas?

Pesquisa do Instituto Datafolha indicou que uma provável reeleição da presidente Dilma Rousseff será dada por eleitores brasileiros que moram em sua maioria na região Sudeste, em municípios com menos de 50 mil habitantes. Eles têm entre 25 e 34 anos, possuem ensino médio e renda familiar mensal de até R$ 1.448. Este é o perfil da maioria dos eleitores brasileiros que irão às urnas em outubro.
Segundo a sondagem, Dilma é a única cuja maioria absoluta de seus eleitores, 51%, têm renda familiar mensal de até R$ 1.448, o recorte mais baixo da estratificação e o grupo mais numeroso da população. O número é mais do que suficiente para dar a vitória à petista no primeiro turno.
Outra marca forte dos dilmistas é a baixa escolaridade: 44% deles têm ensino fundamental, 44% têm ensino médio, índices próximos do padrão mais frequente na população.
Em relação aos adversários, o Datafolha indicou que quase 30% dos eleitores de Marina Silva (PSB) têm ensino superior; e o contingente mais numeroso de seus adeptos está em cidades grandes, com mais de 500 mil habitantes.
Já os eleitores de Aécio Neves (PSDB) destacam-se pela alta concentração no Sudeste (57%) e pelos perfis mais abastados, o que sugere uma possível repetição das divisões de classe dos pleitos de 2006 e 2010. No grupo dos que votariam no governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), também despontam moradores do Nordeste, mas de cidades médias, de 50 a 200 mil habitantes.
Leia aqui a matéria da Folha de S. Paulo sobre o assunto.


Nenhum comentário: