sexta-feira, 31 de outubro de 2008

BOA NOTÍCIA

Apex abre escritório em Cuba; Petrobras assina acordo

Estatal brasileira investirá US$ 8 mi em exploração no mar cubano; contrato terá duração de 32 anos

Agencia Estado

HAVANA - Dirigentes da Petrobras e da empresa Cuba Petróleo assinam nesta sexta-feira, 31, em Havana, um contrato de exploração e produção de petróleo no mar cubano, em região próxima a Varadero, onde a estatal brasileira investirá US$ 8 milhões. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa da abertura de um escritório da Associação Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex), em Havana.

O contrato da Petrobras com a Cuba Petróleo terá duração de 32 anos - sete de exploração e 25 de produção - e valerá para uma área de 1.600 quilômetros quadrados, situada entre seis quilômetros e 12 quilômetros distante do litoral. As pesquisas mostraram que o óleo está a uma profundidade de 500 metros a 1.600 metros. A exploração será feita em zona próxima das únicas reservas cubanas conhecidas em terra. No passado, a Petrobras já investiu em Cuba, em parceria com uma empresa canadense, em outra área, mas não encontrou petróleo.

Após a inauguração do escritório da Apex, o presidente Lula visitará a sede do Estado-Maior da Defesa Civil de Cuba, onde ouvirá relatos sobre os efeitos causados na ilha por dois furacões. De acordo com informação de integrantes da comitiva presidencial, é possível que Lula faça hoje uma visita ao ex-presidente Fidel Castro, que está doente. Se confirmado, será um encontro privativo, exclusivamente entre Lula e Fidel, sem a presença de assessores ou outras autoridades. Para as 18 horas (horário de Brasília), está previsto o embarque de Lula para São Paulo.

Nenhum comentário: