domingo, 26 de outubro de 2008

LULA NÃO TEM OPOSIÇÃO



Lula: ''eleições foram atípicas, todos defenderam o governo''


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse neste domingo (26), logo após votar na Escola Estadual João Firmino, em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, que a grande popularidade de seu governo levou os candidatos, inclusive os da oposição, a se apresentarem nas eleições municipais como partidários de sua gestão.

Lula com Marisa após votar em São Bernardo ''É a primeira campanha da história do Brasil em que todas as candidaturas, do PT ou do DEM, estão a favor do governo'', declarou Lula aos jornalistas após votar.

Segundo Lula, que atualmente goza da maior popularidade que um presidente da República teve em duas décadas, seu governo foi defendido tanto pelos candidatos do PT quanto pelos do DEM.


Nesse sentido, disse que as eleições municipais deste ano foram ''atípicas''. No entanto, Lula reconheceu que sua popularidade não garante a vitória dos candidatos dos partidos da base do governo. ''É necessário comprometer tudo em uma campanha para conseguir essa transferência (de votos)'', afirmou.


Todos concordam

Após votar, o ministro da Justiça, Tarso Genro, concordou com Lula em que a maioria dos candidatos se apresentou aos eleitores como defensores do governo. ''Independentemente do resultado das eleições, o governo federal sai vitorioso por uma razão muito objetiva: ninguém se apresentou como oposição para ganhar votos'', assegurou Genro.


O ministro disse que, além do PT, ganhador na maioria das capitais, outro grande vencedor nestas eleições é o PMDB, principal aliado do governo. ''Das eleições municipais sai um cenário diferente para organizar o debate político de cara às eleições presidenciais de 2010 e com três partidos como reis do xadrez político: PT, PSDB e PMDB'', destacou.

Segundo Genro, caso o PT mantenha sua aliança com o PMDB, as eleições presidenciais poderão ser vencidas por um candidato governista.

Lula preferiu não comentar a situação da candidata petista à prefeitura de São Paulo, Marta Suplicy, que aparece atrás do democrata Gilberto Kassab em todas as pesquisas de intenção de voto. Ainda assim, o presidente disse que está confiante na vitória do PT na maioria das cidades em que o partido está na disputa pelo segundo turno.

Nenhum comentário: