quarta-feira, 29 de outubro de 2008

RECIFE LARGA NA FRENTE

Novo exame aplicado no Recife detecta dengue em até 15 minutos


Nesta segunda-feira (27), o Brasil começa uma nova fase da campanha de combate à dengue. O Recife está entre as cidades escolhidas para integrar as ações, cujo principal destaque é o novo tipo de exame que confirma a doença e que começará a ser testado nos hospitais da capital pernambucana.

Enquanto o método tradicional atesta a enfermidade no paciente num período entre uma semana e 15 dias, o novo sistema deve dar o mesmo resultado dentro de 15 a 30 minutos. De acordo com a secretária de Saúde da Prefeitura do Recife, Teresa Campos, o teste será implantado em unidades como o Hospital Materno Infantil de Pernambuco (Imip), o Barão de Lucena e o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen).

Como a dengue existe durante todo o ano e não apenas quando aumentam os índices de contaminação, a Secretaria de Saúde alerta que o combate e a prevenção devem ser constantes. Afinal, trata-se de um problema de saúde pública que envolve todos os setores da sociedade.

“É importante porque poderemos fazer o controle do vetor de forma mais rápida e eficaz. A idéia é cercar o mosquito por todos os lados, seja realizando exames, detectando precocemente a doença e, ao mesmo tempo, armar o cerco para capturá-lo na fase adulta”, explica a secretária.

Quem quiser mais informações sobre a nova campanha iniciada em Pernambuco pode entrar com contato com a Ouvidoria da Saúde pelo número 0800 281 1520. A ligação é gratuita.
Fonte: 360graus.

Nenhum comentário: