domingo, 26 de outubro de 2008

MARINHO NADA DE BRAÇADA EM SÃO BERNARDO

23/10/2008

Em São Bernardo, pesquisa dá a vitória para Marinho
abcdmaior.com.br


Marinho sobe e tem mais que o dobro das intenções que Morando.

Petista tem 68,9 por cento dos votos válidos e tucano obtém apenas 31,1 por cento

O candidato a prefeito de São Bernardo Luiz Marinho (PT) cresceu exatos 4,9 pontos percentuais em um intervalo de 13 dias. No mesmo período, o adversário Orlando Morando (PSDB) caiu exatamente na mesma proporção: 4,9%. A comparação se dá por meio de pesquisas realizadas pelo Instituto Brasmarket. A última, feita nesta quinta-feira (23/10), entrevistou 844 eleitores e está registrada na 174ª Zona Eleitoral sob o número 27/2008. A anterior, utilizada como base de comparação, foi realizada entre os dias 9 e 10 de outubro. A margem de erro é de 3,5%.

Na sondagem atual, o candidato petista aparece com 68,9% dos votos válidos, enquanto o tucano arrebanha os demais 31,1%. Foi exatamente no intervalo entre as duas pesquisas que aumentaram as ocorrências de ataques, materiais apócrifos e apelos para o baixo nível eleitoral. A população sofreu com a falta de propostas e excesso de acontecimentos que poderiam ocupar as páginas policiais dos jornais.

Ao responder à pergunta “O sr. já decidiu em quem vai votar para o segundo turno?”, 59% afirmaram preferir Marinho; 26,7%, Morando; 1,4% disseram “nenhum deles” e 12,9% vão optar por anular o voto ou não souberam responder. Foram entrevistados eleitores em 24 bairros da cidade. O candidato tucano tem um percentual menor do que a votação que recebeu no primeiro turno (37,55%).

Os números também reforçam os dados reais de favoritismo do petista Luiz Marinho, que foi o primeiro colocado no primeiro turno do pleito, com 48,27% dos votos válidos. O tucano Orlando Morando alcançou 37,55%.

Do total de entrevistados, 80,6% afirmaram estar absolutamente certos da escolha apontada. No momento em que a questão foi “Qual é o grau de certeza do voto que decidiu em favor do candidato que escolheu?”, 3,4% disseram que estão “praticamente certos”, enquanto 1,8% apresentam razoável possibilidade de mudança; 2,6% têm ampla possibilidade de mudança e 11,6% não souberam responder.

Cabo eleitoral - O intervalo entre as duas pesquisas também coincide com mais uma presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), cabo eleitoral mais popular e de mais prestígio na campanha em São Bernardo. No palanque com o candidato do partido no último dia 19, Lula pediu para a militância vestir a camisa e sair com as bandeiras nesta última semana de campanha. O presidente também chegou a comentar os ataques da campanha. No primeiro turno, Lula subiu no palanque de Marinho duas vezes e participou de uma carreata pela rua Marechal Deodoro no fim de semana do primeiro turno.

Tucano perde no Batistini - Se a cidade de São Bernardo fosse o bairro Batistini, onde o candidato tucano à Prefeitura, Orlando Morando, nasceu, foi criado, e onde sua família tem negócios, o adversário petista Luiz Marinho seria eleito o próximo prefeito para governar a cidade a partir de 2009. O dado é apontado pela pesquisa Brasmarket, no detalhamento das preferências dos entrevistados em cada uma das 24 localidades incluídas na pesquisa.

É no Batistini que 59,5% dos eleitores que responderam à pesquisa apontaram Marinho como o candidato escolhido enquanto apenas 21,6% afirmaram que votarão em Morando no próximo domingo (26/10).

Outro dado curioso apontado pelos detalhamentos da Brasmarket diz respeito à quantidade de indecisos no bairro Nova Petrópolis, considerado de classe média/alta. Trata-se da localidade com o maior número de entrevistados que responderam que não sabem em quem votar ou que anularão o voto: 32%. Entre as intenções de voto no Nova Petrópolis, Marinho também sai vitorioso com 52%, seguido de longe por Morando, com 12%.

O Parque Anchieta, também de classe média/alta, aparece em segundo lugar no que diz respeito à porcentagem de indecisos: 28,6%. No Bairro Planalto, 20% não sabem ainda em qual candidato irão votar.

Apenas no Jardim Independência, o tucano fica na frente do petista com 55% diante de 40% da preferência para Luiz Marinho. Neste bairro, há 5% de indecisos. Em todos os demais, o petista aparece no topo.

No bairro Baeta Neves, onde Morando fez questão de manter um comitê inaugurado com festa e fogos de artifício, toda pompa não surtiu efeito e os moradores do bairro também preferem Marinho, apontado por 59,5% do eleitorado como o preferido na disputa. Morando é o candidato de 18,9% dos entrevistados no bairro.

Outra localidade simbólica é o bairro Jordanópolis, reduto eleitoral do deputado estadual Alex Manente (PPS), terceiro colocado no primeiro turno e que decidiu apoiar Marinho na segunda etapa do pleito. No bairro, 63,2% preferem Marinho e 21,1% optam por Morando. Manente tem trabalhado arduamente pela transferência de votos a seu mais novo aliado e permaneceu durante todo o segundo turno em atividades ao lado do petista.

Tucano perde - Um total de 54,2% dos eleitores entrevistados que votaram no popular-socialista Alex Manente no primeiro turno decidiram votar em Luiz Marinho (PT) no segundo. Transposto para números reais, o índice significa 26.796 votos migrados para o petista. Manente foi o terceiro colocado no primeiro turno e declarou apoio a Marinho logo na primeira semana de campanha para o segundo turno.

Evandro de Lima, que saiu candidato pelo PT do B, é o que mais transfere votos para o petista: 57,1% de seus eleitores no primeiro turno votarão em Marinho no próximo domingo (26/10).

Além de não contar com quase nenhuma transferência, Morando ainda perde votos adquiridos no primeiro turno: 2,7% de seu eleitorado afirma que votará em Marinho. O petista, por sua vez, contará com 100% de seus votos do primeiro turno na segunda etapa do pleito.

Nenhum comentário: