terça-feira, 28 de outubro de 2008

CALADO, BANDO DE VENDILHÃO SAFADO


Oposição quer prazo para venda de bancos comprados pelo governo

BRASÍLIA (Reuters) - A oposição pretende estabelecer um prazo para o governo revender as instituições financeiras que vierem a ser adquiridas pelo Banco do Brasil e pela Caixa Econômica Federal ou fazer com que o Tesouro ajude diretamente os bancos em dificuldade por conta da crise.

O governo enviou ao Congresso uma medida provisória autorizando o BB e a Caixa a comprarem ações de instituições financeiras privadas, inclusive de previdência, mas a oposição quer condicionar seu voto ao prazo de revenda.

"Do contrário, o Congresso estaria dando um cheque em branco ao governo para estatizar o setor", disse a jornalistas o líder do DEM no Senado, José Agripino Maia (RN), depois de participar de reunião com o ministro da Fazenda, Guido Mantega, no gabinete da presidência do Senado.

Segundo Agripino, o prazo deveria ser de seis meses a um ano. O senador argumentou, no entanto, que é preferível o Tesouro Nacional assumir a responsabilidade de socorrer diretamente instituições financeiras em perigo.

"Sendo o Tesouro, tem que haver a definição de um valor, do montante do socorro, como houve na América", sugeriu. "(Mas) Se insistirem em ser o Banco do Brasil e a Caixa, aí tem que ter um prazo."

Os senadores governistas que participaram do encontro com Mantega divergiram sobre a proposta.

"Nós não vamos dar prazo de validade porque não temos o prazo de validade da crise", disse o líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR). "A crise internacional, infelizmente, não tem prazo para acabar", acrescentou.

O senador Renato Casagrande (PSB-ES) disse não ver problemas na proposta da oposição e revelou que durante a reunião Mantega também não demonstrou contrariedade.

"Foi uma sugestão da oposição que todos os líderes concordaram e o ministro não discorda", declarou, rejeitando a idéia de que o Tesouro banque operações de resgate.

O senador Aloizio Mercadante (PT-SP) também se mostrou de acordo com a iniciativa do DEM. "Nos parece bastante correto, porque é uma medida de urgência", comentou.

(Reportagem de Fernando Exman) .
Comentário.
Esse bando de vendilhão safado tem mais é que ficar calado.Dos que opinaram, salvou-se apenas Romero Jucá(quem diria, hein?).

Nenhum comentário: