quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Governistas reagem a críticas de FH a Lula



O Globo - 29/12/2010

Após dizer que pretende se reconciliar com o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso assim que deixar o cargo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva deixou ontem para aliados e integrantes da futura equipe de Dilma Rousseff a tarefa de responder às críticas de seu antecessor. Em entrevista, no domingo à noite, ao programa de TV "Manhattan Connection", o tucano criticou a oratória de Dilma e reduziu a importância da gestão petista no país.

Os governistas reagiram com ironia às declarações de FH, que afirmou não ter "imaginação suficiente" para compreender o raciocínio inconcluso de Dilma e atribuiu ao seu próprio governo as grandes mudanças que aconteceram no Brasil nos últimos anos.

Para o líder do governo na Câmara, Cândido Vaccarezza (PT-SP), FH ganharia mais se fosse mais humilde:


- O ex-presidente parece ser o único no Brasil que acha que ele foi o responsável pela grande mudança no Brasil.

Na avaliação do futuro ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, FH deveria deixar para a História o julgamento de sua gestão e a de Lula.

- Não é apropriado para homens públicos fazer o julgamento deles próprios. Um ex-presidente deve se preservar um pouco mais e manter uma atitude mais recatada - disse, sem comentar as dificuldades de FH em entender o que Dilma fala: - Até porque eu entendo tudo o que ela diz.

O senador Osmar Dias (PDT-PR) questionou o fato de Fernando Henrique não ter feito esse tipo de declaração durante a campanha presidencial deste ano.

- Só pode ser arrependimento, já que seu partido perdeu a eleição e não conseguiu provar para o eleitor que ele (FH) foi o responsável pelas grandes transformações do país - disse.

Nenhum comentário: