quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Jorge Hage contesta a "revistinha" Veja



O ministro-chefe da Controladoria-Geral da União, Jorge Hage, enviou nesta semana uma carta à revistinha Veja, em que contesta a afirmação de que o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi "o mais corrupto da República".

"Será ele o mais corrupto porque foi o primeiro Governo da República que colocou a Polícia Federal no encalço dos corruptos, a ponto de ter suas operações criticadas por expor aquelas pessoas à execração pública? Ou por ser o primeiro que levou até governadores à cadeia?", indaga Hage.

Leia a íntegra:

Sr. Editor,


Apesar de não surpreender a ninguém que haja acompanhado as edições da sua revista nos últimos anos, o número 52 do ano de 2010, dito de "Balanço dos 8 anos de Lula", conseguiu superar-se como confirmação final da cegueira a que a má vontade e o preconceito acabam por conduzir.


Qualquer leitor que não tenha desembarcado diretamente de Marte na noite anterior haverá de perguntar-se "de que país a Veja está falando?".


E, se o leitor for um brasileiro e não integrar aquela ínfima minoria de 4% que avalia o Governo Lula como ruim ou péssimo, haverá de enxergar-se um completo idiota, pois pensava que o Governo Lula fora ótimo, bom ou regular.


Se isso se aplica a todas as "matérias" e artigos da dita Retrospectiva, quero deter-me especialmente às páginas não-numeradas e não-assinadas, sob o título "Fecham-se as cortinas, termina o espetáculo". Ali, dentre outras raivosas adjetivações (e sem apontar quaisquer fatos, registre-se), o Governo Lula é apontado como "o mais corrupto da República".


Será ele o mais corrupto porque foi o primeiro Governo da República que colocou a Polícia Federal no encalço dos corruptos, a ponto de ter suas operações criticadas por expor aquelas pessoas à execração pública? Ou por ser o primeiro que levou até governadores à cadeia, um deles, aliás, objeto de matéria nesta mesma edição de Veja, à página 81?


Ou será por ser este o primeiro Governo que fortaleceu a Controladoria-Geral da União e deu-lhe liberdade para investigar as fraudes que ocorriam desde sempre, desbaratando esquemas mafiosos que operavam desde os anos 90, (como as Sanguessugas, os Vampiros, os Gafanhotos, os Gabirus e tantos mais), e, em parceria com a PF e o Ministério Público, propiciar os inquéritos e as ações judiciais que hoje já se contam pelos milhares? Ou por ter indicado para dirigir o Ministério Público Federal o nome escolhido em primeiro lugar pelos membros da categoria, de modo a dispor da mais ampla autonomia de atuação, inclusive contra o próprio Governo, quando fosse o caso? Ou já foram esquecidos os tempos do "Engavetador-Geral da República"?


Ou talvez tenha sido por haver criado um Sistema de Corregedorias que já expulsou do serviço público mais de 2.800 agentes públicos de todos os níveis, incluindo altos funcionários como procuradores federais e auditores fiscais, além de diretores e superintendentes de estatais (como os Correios e a Infraero).


Ou talvez este seja o governo mais corrupto por haver aberto as contas públicas a toda a população, no Portal da Transparência, que exibe hoje as despesas realizadas até a noite de ontem, em tal nível de abertura que se tornou referência mundial reconhecida pela ONU, OCDE e demais organismos internacionais.


Poderia estender-me aqui indefinidamente, enumerando os avanços concretos verificados no enfrentamento da corrupção, que é tão antiga no Brasil quanto no resto do mundo, sendo que a diferença que marcou este governo foi o haver passado a investigá-la e revelá-la, ao invés de varrê-la para debaixo do tapete, como sempre se fez por aqui.
Peço a publicação.


Jorge Hage Sobrinho


Ministro-Chefe da Controladoria-Geral da União"


Fonte:Oni Presente

8 comentários:

Anônimo disse...

Coitado do Jorge. Ele não "corregeu" nada. Se tivesse "corregedo", o Governo Lula não teria sido a incrível sucessão de escândalos que foi. Quanto à minoria de 4% a que ele se refere, já foi "corregeda" na última eleição: corresponde, agora, aos 60% do eleitorado que NÃO aprovaram a coninuidade do desgoverno Lula!

VERA disse...

Foi corrigida como? Por acaso foi o Zé-baixaria quem ganhou a eleição?! E os alijados do poder pelo Presidente mais amado do Brasil? Refrescarei sua memória novamente: Zé-bolinha, Artur Neto, Jegueissati, Aleluia, César Vaia, Mão-nada-santa, Maciel etc. Foram reduzidos à quarta bancada do Congresso e ainda cantam de galo?! E os 60% de votos da Dilma?! E os 87% de aprovação do Presidente Lula?! Eita minoria arrogante com complexo de maioria, sô!!!

Anônimo disse...

Corregendo a Vera Bruaca: Lula da Silva só teve 40% de aprovação, que veio dos trouxas que votaram na continuidade do seu malfadado desgoverno. Nós da Oposição (os cidadãos decentes que se opõem ao descalabro lulo-petista, somados aos membros da oposição partidária), somos, assim, quase 60% do eleitorado.

Quanto ao mais, a oposição partidária, exercida pelo DEM, PSDB e outros( e que, infelizmente, é constituída por cúmplices, por omissão, do partido que o Estadão chamou de Partido da Bandidagem), manda nas regiões mais politizadas e prósperas, enquanto os petralhas estão sendo enxotados, cada vez mais, para os grotões do país.

VERA disse...

Só idiotas fazem uma afirmação preconceituosa como essa! O mapa das eleições mostra perfeitamente onde o Zé-bolinha venceu! Foi nos bairros onde vivem os ricaços: banqueiros falidos, empresários e latifundiários que mamavam nas tetas do desgoverno tungano! E não adianta tentar inverter as contas! Vcs PERDERAM de goleada de uma mulher desconhecida dos eleitores, que vcs chamaram de "poste"! E não é que até de "poste" vcs PERDEM!!! kkkkkkk Quem mandou governar só pra minoria rica e deixar os demais na miséria?!!!

Anônimo disse...

"Carma", bichinha! Não fique histérica só poque a conta chegou! Refiro-me aos R$ 137 bilhões de saldos a pagar do desgoverno do Apedeuta, e que são, presumivelmente, o tamanho do rombo que a eleição "de uma desconhecida" - ou, se você preferir, de um POSTE - deixou, nos cofres públicos, para os trouxas do País do Trouxas pagarem!

É essa a consequência de dar migalhas aos pobres e encher os bolsos dos ricos (banqueiros falidos, empresários, latifundiários e outros, que mamavam nas tetas do desgoverno petralha), enquanto compra todo o resto!

VERA disse...

Pior foi na época em que seu guru, o cafajeste que traiu a mulher e só reconheceu o filho aos 18 anos, quando nem "migalhas" os pobres recebiam, morriam à míngua ou nas enchentes, igualzinho como morrem hoje em Sampa! Pior também é o Zé-alagão ter pago (será que o caloteiro pagou?!) com dinheiro de caixa-dois das propinas recebidas de empresas públicas, como a SABESP, o metrô e o Roubanel!!!

Anônimo disse...

ATENÇÃO, DONA VERA "PETRALHA DEMO TUNGANA DA SILVA":

1. Sempre que a senhora deparar com esta mensagem é sinal de que poderá continuar postando covardemente nas minhas costas, sem que eu responda às suas sopinhas de letras. Saiba, porém, que nem sequer as lerei, para que, além de uma vitória esmagadora sobre a senhora, eu tenha, também, não a ultima postagem, mas a última palavra realmente dada e recebida;

2. Isto significa que termina agora o experimento em que a senhora - trouxa como é - foi minha cobaia, e já tenho a conclusão: a senhora não é, apenas, ignorante, incompetente e covarde por postar nas minhas costas, mas, também, escandalosamente sem-vergonha, uma vez que continua a fazê-lo mesmo depois de descoberta e desmascarada! Com esta medida, estarei evitando, por outro lado, que continue - masoquista como é - a “relaxar e gozar”, mesmo em postagens anteriores, com as sucessivas “surras” que acabo sendo obrigado a lhe aplicar, sem dó nem piedade;

3. Caso ainda paire alguma dúvida a respeito do que penso da senhora e dos membros do partido que o “Estadão” chamou de “Partido da Bandidagem”, basta que releia os meus comentários anteriores. Infelizmente, não é nada de bom. Os membros a que me refiro são, obviamente, os petralhas: petistas que cometem patifarias ou que tentam justificar os petistas que as cometem, e os petistas que fazem as duas coisas ao mesmo tempo. Como é fácil compreender, a senhora faz parte desse seleto grupo;

4. Por outro lado, peço permissão para usar as suas sopinhas de letras (uma verdadeira “antalogia” de asneiras!) nas aulas que ministro, para dar, aos meus alunos, exemplos de como o pensamento pode ser mal formulado e, também, de como a redação de uma pessoa aparentemente sã pode vir a se constituir num monumental atentado à razão e à linguagem escrita. Naturalmente, guardarei um ético e obsequioso segredo em relação à sua autoria;

5. Por fim, devido a essa sua mórbida fixação nos “demos” e nos “tunganos”, nada mais justo que eles sejam, de hoje em diante, permanentemente associados ao seu nome. Permita-me, então, que eu a chame, a partir de agora, com todo o respeito, de VERA “PETRALHA DEMO TUNGANA DA SILVA”, que passa a ser o seu nome de guerra, nessa guerra inglória que a senhora trava, dia e noite - não na realidade, mas na fantasia e no delírio -, com os seus demoníacos inimigos “demos” e “tunganos”. E que, na verdade, não deixam de ser seus comparsas, já que salvaram o seu presidente e o seu partido do impeachment e da extinção;

6. Lembre: ao deparar com esta mensagem, a senhora estará lendo a última palavra sobre o tópico em discussão, e ela é minha! Se quiser “debater” (supondo que seja possível um debate entre nós), será frente a frente, em outro tópico. O que significa que a sopinha de letras que a senhora vai postar, nas minhas costas, não será lida por mim. Desculpe-me, mas não dá mais. Qualquer cristão diria o mesmo. Até o próprio Cristo! Bye, bye, BRUACA! Bye, bye, BABACA!


PS.: A ÚLTIMA PALAVRA NÃO É A QUE É ESCRITA E NINGUÉM LÊ, MAS A QUE É DADA E RECEBIDA, SUA TROUXA! PASSE O RECIBO! JÁ!

VERA disse...

Eita! E não é que além de defensor e parte integrante da MAIOR QUADRILHA a assaltar os cofres da Nação brasileira: a tucanalha-demoníaca, o PSICOPATA DEMO TUNGANÃO, tal qual seu ídolo, o Zé-vampiro-baixaria, mentiu que não voltaria a nos assombrar, e voltou! Sai pra lá, capeta!!!