quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

A volta do MH



Verissimo


O Globo - 30/12/2010


O Marciano Hipotético tem vindo seguidamente ao Brasil e sempre sai perplexo com o que vê e ouve por aqui. Na sua última visita o Lula acabava de ser eleito pela primeira vez, mas ainda não tinha sido empossado. As perspectivas não eram boas. Empresários preparavam-se para fugir em massa do país se suas pio- resconjeturas sobreo PT no poder se confirmassem. Banqueiros tremiam, temendo estatização sem indenização. Donas de casa escondiam a prataria. Anunciavam-se anos de privação e sacrifício sob o socialismo iminente.


Oito anos depois o MH volta e, para começar,não encontra vaga para estacionar a sua nave. Amovimentação de Natal nas ruas e nas lojas é tamanha que o deixa transtornado. Onde está?

Certamente não na Grande Cuba preconizada oito anos antes. MH entrevista pessoas na rua com seu português de novela, aprendido nas ondas da TV, e descobre que a maioria está contente, está empregada, teve dinheiro ou crédito para as compras e julga que as coisas vão melhorar ainda mais. —Quer dizer que, qui, il socialismo ha funzionato? — pergunta MH, com sotaque do Tony Ramos. — O sociaque? A perplexidade de MH aumenta. O Lula foi deposto, será isso? O PT não conseguiu implantar seu programa, areação venceu eoLula foi corrido do governo. Que nada, lhe informam. Lula ficou oito anos e ainda escolheu sua sucessora. Sucessora?! Sim, uma mulher. Dilma, ex-ativista política, ideologicamentemais à es-querda do que Lula e que, todos esperam, só completará o seu trabalho de consolidação do capitalismo no Brasil. A esta altura MH decidiu que precisava de um drinque. Entrou num bar e pediu “Amoníaco. Duplo!”. Sempre impressionou muito ao MH a quantidade de siglas de esquerda na política brasileira. Em nenhum outro lugar do mundo há tantas graduações de “esquerda” para se escolher, e tantas já chegaram a ser governo, com ou sem coligações, sem que isto afetasse muito o conservadorismo dominante. MH pre- tende desenvolver uma tese, na viagem de volta ao seu planeta. A esquerda brasileira é estilhaçada desse jeito de tanto bater na cidadela do poder real sem conseguir penetrá-la. É uma tese complexa, mas a viagem é longa .

2 comentários:

O TERROR DO NORDESTE disse...

Anônimo, a história não foi bem assim;

Disse o sujeito que comprara nas Lojas Anericanas;

Graças ao Lula eu passei da classe D para C.

Graças ao governo Lula tenho dois filhos que fazem faculdade paga pelo PROUNI.

Graças ao governo Lula eu pude comprar minna casa do Programa Minha Casa Minha Vida.

Graças ao Lula eu pude comprar um carro novo.

Graças ao Lula possso bater no peito e dizer:sinto orgulho por o Brasil ser credor do FMI.

Graças ao Lula todos meus amigos estão empregados.

o MH, sem nenhum argumento, afirmou:

Verdade, meu amigo, eu também fui beneficiado por tudo isso que o senhor se referiu e mais ulgumas coisas.

Disse mais:No tempo de um tal FHC eu fui chamado de vagabundo.

No tempo de um tal de FHC eu devia até a alma.

No tempo de FHC meus filhos viviam desempregados.

No tempo de FHC só se via miséria neste país.

Nos tempos de FHC eu vi todo patrimônio público ser dado aos gringos.

Nos tempos de FHC a corrupção grassava neste país.

No tempo tudo que o dinheiro arrecadado dos contribuintes brasileiros era para pagar o FMI.

Nos tempos de FHC o campo vivia na escuridão.

Neste momento, o celular toca:

Disse o MH:com licença, é meu irmão ligando para mim a pagar.Nos tempos de FHC ele ligava a cobrar, pois não tinha dinheiro para por crédito.

Nisso, o sujeito que comprara na Loja Mericanas disse:

Pois é, FHC se orgulha de ter vendido a EMBRATEL para o povo ter direito a celular, no entanto,no seu governo todo mundo ligava a cobrar.Ninguem podia comprar um celular de conta.

O MH disse: amigo, vou nessa, vou ainda para Campinas.Digo mais, tudo que o senhor comprou aqui não dá nem para pagar os pedágios criados pelso tucanos,

O TERROR DO NORDESTE disse...

Anônimo, perdoe-me, pode postar de novo. Fui excluir um com,entário repetido aí terminei exluindo a sua postagem, por sinal, bem bolada.