segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Aécio com tudo pronto para tomar o partido

A tristeza do Serra.

Por José Dirceu - de São Paulo


Tudo pronto, estratégia traçada, homens e mulheres-chave a postos (a maioria na máquina de governo de Minas), o senador eleito Aécio Neves (PSDB-MG) está em marcha batida para tomar, por enquanto, o controle nacional do PSDB. Depois, com o comando do partido em mãos, ser o candidato tucano a presidente da República em 2014 desalojando o rival, candidatíssimo, José Serra.

Com o que já montou, Aécio Neves conta com uma verdadeira tropa de choque a partir de Minas. Os pontas de lança são o governador que elegeu, Antônio Anastasia (PSDB), que lhe deu a máquina do Estado, e a irmã, Andréa Neves, que manteve no governo mineiro, no comando da área social e que ela já tocou nos últimos 8 anos.

Mas, além dos dois, o novo senador mineiro colocou mais meia dúzia de fiéis aliados em postos/funções cruciais trabalhando a partir de Minas e do Palácio da Liberdade nesse sentido. Esse pelotão de estrategistas e de insatisfeitos com o serrismo e a hegemonia do tucanato paulista sobre o nacional conta com reforço de tucanos de outros Estados, já em, praticamente, todo o Brasil.
Alckmin, FHC, todos jogam contra José Serra

Aécio quer aproveitar exatamente esse fato de que o tucanato brasileiro está cansado da hegemonia de São Paulo, mais o centralismo e outros tropeços que seu adversário no PSDB, José Serra, deixou na esteira da campanha eleitoral do ano passado.

O tucano mineiro conta com uma aliança informal com o governador de São Paulo Geraldo Alckmin (PSDB), não assumida, mas que funciona pela ação de torpedos quase diários que lançara para isolar José Serra, e com irrefreável disposição de falar do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.

FHC passou férias em Trancoso (BA) e não escondeu de ninguém: com quem conversou, transmitiu sua convicção de que, para ele, em 2014 na corrida pelo Palácio do Planalto a vez é e deve ser mesmo de Aécio .Correio do Brasil.

Nenhum comentário: