quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Petição contra a insustentável prisão de Battisti

Vamos lá, pessoal! Asssine a petição e diga não à direita deste país.


Tive a honra de ser o segundo signatário da petição online Manifesto Pelo Fim Imediato da Prisão Insustentável e Inconstitucional de Cesare Battisti, que pode ser acessada aqui.


Por Celso Lungaretti*, no blog Naufrago da Utopia


Endereçada ao STF e ao Governo Federal, a petição recebeu inicialmente, no papel, as assinaturas de 32 profissionais do Direito e/ou professores universitários dedicados ao ensino jurídico. Recomendo a leitura atenta do documento, que sintetiza admiravelmente o Caso Battisti e as anomalias jurídicas que o marcam -- tão graves que o maior jurista brasileiro vivo, Dalmo de Abreu Dallari, não hesitou em alertar a cidadania que Cezar Peluso está dando vazão à sua "vocação arbitrária" ao manter sequestrado o escritor:"Os cidadãos abaixo assinados expressam total inconformidade com a decisão do ministro Cézar Peluso, presidente do Supremo Tribunal Federal, de manter preso o cidadão italiano Cesare Battisti e instam pela sua soltura imediata e inadiável, por ser de justiça. A situação atual constitui profundo desprezo a) à decisão do presidente da república pela não-extradição, b) ao estado democrático de direito e, sobretudo, c) à dignidade da pessoa humana. Imprescindível, portanto, virmos a público manifestar:


1. No dia 31 de dezembro de 2010, o presidente da república decidiu negar o pedido de extradição de Cesare Battisti, formulado pela Itália. A legalidade e legitimidade dessa decisão são inatacáveis. O presidente exerceu as suas competências constitucionais como chefe de estado. A fundamentação contemplou disposições do tratado assinado por Brasil e Itália, em especial o seu Art. 3º, alínea f, que obsta a extradição para quem possa ter a situação agravada se devolvido ao país suplicante, por “motivo de raça, religião, sexo, nacionalidade, língua, opinião política, condição social ou pessoal”.


2. O presidente da república assumiu como razões de decidir o detalhado e consistente parecer da Advocacia-Geral da União, de n.º AGU/AG-17/2010. A decisão do presidente também condiz com os sólidos argumentos de cartas públicas e manifestos firmemente contrários à extradição, assinados por juristas do quilate de Dalmo de Abreu Dallari, Bandeira de Mello, Nilo Batista, José Afonso da Silva, Paulo Bonavides e Juarez Tavares, entre outros. A decisão também confirmou o refúgio concedido a Cesare Battisti pelo governo brasileiro, em janeiro de 2009, pelo então ministro da justiça Tarso Genro, que da mesma forma admitira o status de perseguido político dele.


3. Vale lembrar que o STF, em acórdão de dezembro de 2009, confirmado em abril de 2010, reafirmou (por cinco votos contra quatro) que a palavra final no processo de extradição cabe exclusivamente ao presidente da república – o que já constituía praxe na tradição constitucional brasileira e no direito comparado. Na ocasião, o ministro Marco Aurélio de Mello (um dos votos vencidos) fez uma observação cristalina: o extraditando está preso enquanto se decide sobre sua extradição.


4. Em conseqüência, Cesare Battisti permaneceu preso aguardando o posicionamento do presidente da república. Nesse ínterim, o governo italiano encabeçado pelo primeiro-ministro Silvio Berlusconi utilizou de intimidações jactantes e declarações despeitadas para pressionar as autoridades brasileiras e fazer de Battisti uma espécie de espetáculo circense, para salvar o seu governo da crise interna que notoriamente atravessa.


5. Causou perplexidade e repúdio, portanto, quando, tendo conhecimento da decisão do presidente da república, o ministro Cézar Peluso, presidente do STF, negou a soltura de Cesare Battisti. O Art. 93, inciso XII, da Constituição determina que “a atividade jurisdicional será ininterrupta” e o faz, precisamente, para contemplar casos de emergência, em que direitos fundamentais estejam ameaçados. Ora, o magistrado investido da jurisdição dispunha, em 6 de janeiro, de todos os elementos factuais e jurídicos para decidir sobre o caso. Porém, resolveu não agir, diferindo a decisão para (pelo menos) fevereiro, determinando nova apreciação pelo plenário da corte. Tal adiamento serviu a novas manobras dos interessados na caça destemperada a Battisti, num assunto que, de direito, já foi decidido pela última instância: o presidente da república.


6. A decisão em sede monocrática do ministro Cézar Peluso afronta acintosamente o conteúdo do ato competente do presidente da república. Se, como pretende o presidente do STF, o plenário reapreciará a matéria, isto significa que o presidente da república não deu a palavra final. Ou seja, o ministro Cézar Peluso descumpriu não somente a decisão definitiva do Poder Executivo, como também os acórdãos de seu tribunal, esvaziando-os de eficácia. Em outras palavras, um único juiz, voto vencido nos acórdões em pauta, desafiou tanto o Poder Executivo quanto o Poder Judiciário. O presidente do STF não pode transformar a sua posição pessoal em posição do tribunal. Não lhe pode usurpar a autoridade, já exercida quando o plenário ratificara a competência presidencial sobre a extradição.


7. A continuidade da prisão de Cesare Battisti tornou-se uma abominação jurídica. Negada a extradição, a privação da liberdade do cidadão ficou absolutamente sem fundamento. A liberdade é regra e não exceção. A autoridade judicial deve decretar a soltura, de ofício e imediatamente, como prescreve o Art. 5º, inciso LXI, da Constituição. Cesare está recluso no presídio da Papuda, em Brasília, desde 2007. Mantê-lo encarcerado sem fundamento, depois de todo o rosário processual a que foi submetido nos últimos três anos, com sua carga de pressão psicológica, consiste em extremo desprezo de seus direitos fundamentais. Significa ser cúmplice com uma prisão arbitrária e injustificada, absolutamente vergonhosa para o país, em indefensável violação ao Art. IX da Declaração Universal dos Direitos Humanos de 1948, dentre inúmeros tratados e documentos internacionais de que o Brasil é signatário.Manifestamos a total inconformidade diante da manutenção da prisão de Cesare Battisti, mal escorada numa sucessão incoerente de argumentos e decisões judiciais, que culminou no ato ilegal e inconstitucional do ministro Cézar Peluso, ao retornar o caso mais uma vez ao plenário do STF.


Por todo o exposto, reclamamos pela liberdade imediata de Cesare Battisti, fazendo valer a decisão competente do presidente da república em 31 de dezembro de 2010."* Celso Lungaretti é jornalista, escritor e ex-preso político.


9 comentários:

Anônimo disse...

Realmente, Battisti não tem que estar "preso" aqui, no país que foi transformado, pelo desgoverno do "Lulusconi", no maior abrigo de facínoras e criminosos do planeta! Esse miserável já deveria ter sido extraditado para pagar pelos crimes hediondos que cometeu!

VERA disse...

Quem não apenas "abrigou", mas AUXILIOU CRIMINOSOS, foi seu guru, o maconheiro-cafajeste e rei-da-privataria FHC!!! Ou vc já esqueceu que o Cacciolla, o sogro do Indiota, deu um golpe de um milhão no Povo brasileiro e se mandou pra Itália, durante o desgoverno do Boca de Suvaco??? E a quem este safardana premiou como "grande personalidade", senão o ditador corrupto, FUJIMORI??? E não contente em acoitar ditadores assassinos, o fez também ao ladrão do trem pagador!!!! Em matéria de facínoras e criminosos, seu guru é "doutor"!!! Não é à toa que, por falta do que fazer, anda pelo mundo feito bobo-da-corte, a pregar a discriminalização das drogas!! Pudera, elle mesmo é uma DROGA!!! KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

Anônimo disse...

Quem não apenas "abrigou", mas AUXILIOU CRIMINOSOS, foi o meu guru, o sapo barbudo-rei dos escândalos de corrupção!!! Ou vc já esqueceu que ele abrigou também Olivério Medina, o homem da dinheirama das Farc??? E quem este safardana premiou com refinarias da Petrobrás, senão o índio cocalero Evo Morales e o bufão bolivariano Hugo Chávez? E quem ele permitiu que invadisse a nossa embaixada em Honduras, senão o "narcobigodudo" golpista Zelaya? E quem ele saudou como grande estadista, senão o candidato a genocida Ahmadinejad? E para quem ele enviou, num piscar de olhos, os pobres boxeadores cubanos que haviam se refugiado no brasil, senão o "Carniceiro do Caribe"F fidel Castro? Em matéria de facínoras e criminosos, meu guru é "doutor"!!! Aliás, essa é a única coisa em que ele é diplomado. Não é à toa que, por falta do que fazer, andou pelo mundo feito bobo-da-corte, puxando o saco de ditadores e ditaduras. Chegou até a usar um colar de folhas de coca!! Pudera, elle mesmo é uma DROGA!!! KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

Por que reconheço tudo isso e, ainda assim, continuo fazendo parte da Corja? Bem, é fácil explicar: eu sou a Vera "PETRALHA DEMO-TUNGANONA DA SILVA", falou?!

VERA disse...

NÃO!!! Vc é o ANÕNIMO DEMO-TUNGANO PSICOPATA, que não tendo argumentos pra justificar os CRIMES da QUADRILHA DEMO-TUCANALHA, repete as mesmas baboseiras, tentando se passar de BOBO-DA-CORTE, tal qual seu guru, o também BOBO-DA-CORTE maconheiro, FHC!!! HE-he!!!

Anônimo disse...

SIM!!! Eu sou a Vera "PETRALHA DEMO-TUNGANONA DA SILVA", a PSICOPATA que, não tendo argumentos pra justificar os CRIMES da "SOFISTICADA ORGANIZAÇÃO CRIMINOSA" e do partido que o Estadão chamou de "PARTIDO DA BANDIDAGEM", repito as mesmas LULICES, fazendo o papelão de BOBA-DA-CORTE, tal qual meu guru, e também BOBO-DA-CORTE: o sapo bardudo-rei-dos-escãndalos-de-corrupção-e-com-colar-de-folhas-de-coca-no-pescoço!!! HE-he!!!

Anônimo disse...

"Uma monumental manifestação deu-se hoje pela manhã nas calçadas da Av. Paulista diante do Consulado da Itália.
Aproximadamente 70 eu disse (setenta) vagabundos, baba-ovos, paus mandados, bate paus e sem noção, estiveram diante do prédio estendendo faixas e gritando palavras de ordem em favor da liberdade do Lixo e assassino Italiano, Cesare Battisti.
O mais interessante nessa palhaçada que os manés chamam de manifestação, é que nenhum dos geniais políticos que vivem aparecendo em fotos ao lado do bandidão compareceram ao monumental evento. Entre as ausências notadas estavam Suplicy, Tarso Genro, e mais uma porrada de políticos idiotas que misturam justiça com ideologia atrasada e burra.
Por conta da grandiosidade da manifestação a AV. Paulista ficou absolutamente tomada de espaços vazios e locais para circulação dos pedestres. Quem estava no trânsito nem percebeu que aquele bando de babacas estavam fazendo uma manifestação tão importante.
Entre os manifestantes estavam representantes do PSOL, PT, PSTU, MST, MTST, LOPP, TTOP, MRTY, KDCT, MMDC,MAEIOU PQP, CQC, PVV, VTC, PAC, e UNE.
Em entrevista com o sorveteiro que estratégicamente estacionou seu carrinho diante dos manifestantes, soubemos que apesar do calor, o movimento de venda foi de três picolés de limão e um de abacaxi, o restante do estoque foi socializado e tomado à força pelos manifestantes que gritavam "O sorvete é nosso"!!
A polícia militar mandou para o local um efetivo de 20 policiais que passaram a maior parte do tempo jogando palitinho, coçando o saco e contando piadas.
Ao final do evento que durou aproximadamente uma hora, foram distribuidos sanduiches de "mortandela" com tubaína, e logo após o lanchinho todos voltaram para seus buracos.

E o Battisti, continua em cana."

Anônimo disse...

ADVERTÊNCIA À DONA VERA "PETRALHA DEMO-TUNGANONA DA SILVA":


DAQUI EU NÃO PASSO! É QUE, A PARTIR DESTE PONTO, COMEÇA A TERRA DA DESOLAÇÃO E DA MORTE, DO CHORO E DO RANGER DE DENTES, ONDE A SENHORA, DEPOIS DE TER SIDO ESMAGADA POR MIM COMO SE FOSSE UM VERME, VAI EXERCITAR, SOLITARIAMENTE, A SUA COVARDIA IMPOTENTE. NÃO SE ESQUEÇA DE DEIXAR, A PARTIR DESTA POSTAGEM DO BLOG ("BRONTOSSAURO DAS ZESQUERDAS" ELOGIA DESGOVERNO LULA E O PARTIDO QUE O ESTADÃO CHAMOU DE PARTIDO DA BANDIDAGEM"), UMA ÚLTIMA SOPINHA DE LETRAS LOGO APÓS O COMENTÁRIO OU MENSAGEM QUE DEIXEI. EU NÃO A LEREI, CLARO, POIS ELA SERÁ APENAS UM RECIBO PASSADO PELA SENHORA, COMPROVANDO QUE LEU A ÚLTIMA PALAVRA SOBRE O TÓPICO, DADA, OBVIAMENTE, POR MIM. LEU TUDO? VÁ EM FRENTE, ENTÃO, SUA TROUXA!

Anônimo disse...

PARA QUE A SENHORA NÃO SE CONFUNDA TODA, "PETRALHONA DEMO-TUNGANONA", VOU DESENHAR: A POSTAGEM-LIMITE DO BLOG, QUE NÃO SERÁ ULTRAPASSADA POR MIM, É: "PETIÇÃO CONTRA A JUSTÍSSIMA PRISÃO DO TERRORISTA E ASSASSINO BATTISTI"

VERA disse...

"VAGABUNDA" é a direitalha brasileira, da qual vc faz parte, que, CANSADOS de não fazer NADA, ficam a perseguir PRESOS POLÍTICOS!!!
"IDEOLOGIA ATRASADA E BURRA" é a da direitalha burguesa, que só porque pode pagar os melhores criminalistas, acha que, mesmo criminosos, só os pobres devem ficar presos! Haja vista, a libertação do amiguinho da demo-tucanalha, o ladrão Cacciolla!!! Por que vcs, seus safardanas, não ficaram tão indignadinhos, quando o ladrão do FHC permitiu que esse bandido nos roubasse e se mandasse pra Itália?!
É lógico que à manifestação de hoje a casa-grande NÃO compareceu!!! Estavam muito mais preocupados em degustar seus escoceses e caviares comprados com as propinas da privataria e em não se deixar PRENDER!!!
Mas o BATTISTI FICA e será LIBERTADO em fevereiro de 2011!!! Quer apostar?!

E vc é o DEMO-TUNGANO MENTIROSO e ANALFABETO, que repete uma porção de baboseiras e depois MENTE, dizendo que não voltará aos posts antigos!!! Mas, eu voltarei e não permitirei que vc escreva a última palavra, seu PSICOPATA BOÇAL!!!