quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

E se fosse Dilma?

FHC pede descriminalização das drogas



Se o pedido de descriminalização das drogas partisse de Dilma, certamente os sabujos do PiG(e seus leitores idiotas) já teriam entrado em cena para desgastar a pressidente.Dilma, além de ser acusada de terrorista, ateia, sequestradora, assassina de criancinha, seria também chamada de maconheira.Maaaaaaaaaaaaass como quem disse foi FHC, esses safados ficam todos caladinhos.Engraçado, FHC teve oito anos para descriminalizar as drogas e não adotou nenhuma providência nesse sentido.Agora, como não tem o que dizer, diz esse tipo de coisa para ganhar 5 minutos de fama.E aí, anônimo, o que achaste da declaração de teu guru querido?


Correio Braziliense - 26/01/2011


Em encontro na Suíça, ex-presidente volta a defender que se evite punir o usuário e é apoiado por ex-chefes de Estado da Colômbia e do México


Líder da Comissão Global de Políticas sobre Drogas, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso manifestou-se ontem favorável a descriminalização, durante um ciclo de dois dias de debates realizados em Genebra, na Suíça. “É preciso descriminalizar o uso de todas as drogas”, afirmou Fernando Henrique.

A comissão que discute o tema é formada por personalidades internacionais, como os ex-chefes de Estado da Colômbia César Gaviria (1990-1994) e do México Ernesto Zedillo (1994-2000), que, ao lado do ex-presidente brasileiro, defenderam, durante os debates, a descriminalização das drogas como a forma mais eficaz para o combate ao crime organizado. “Temos que abandonar essa ideia de que os consumidores de drogas são criminosos”, afirmou Gaviria, que também foi secretário-geral da Organização dos Estados Americanos (OEA), de 1994 a 2004.

Ao fim do encontro, a comissão chegou ao consenso de que os países estão fracassando em relação às políticas repressivas. Na opinião de Fernando Henrique, a solução é que o usuário seja considerado “um doente” para quem é preciso oferecer saúde. Para o tucano, nenhuma política de combate às drogas será eficiente sem que haja “informação e educação”, para que a população seja alertada sobre os danos causados pelas drogas.

“Não é preciso mais dinheiro, e sim usar melhor o dinheiro. O utilizado na chamada guerra contra as drogas dos americanos é enorme, mas é um dinheiro mal usado porque não tem resultado efetivo. Se fosse utilizado para a saúde, para tratamentos médicos, educação, para campanhas de publicidade, seria muito melhor”, avaliou Fernando Henrique.

Essa não é a primeira vez que o ex-presidente se manifesta em defesa da descriminalização das drogas. Em fevereiro do ano passado, ao comentar um relatório da Comissão Latino-Americana sobre Drogas e Democracia, que defendia que os usuários de maconha não fossem punidos, ele criticou a política de combate aos entorpecentes e sugeriu que não apenas a maconha, mas todas as drogas fossem descriminalizadas. Na ocasião, o político brasileiro disse que a guerra atual travada contra os entorpecentes “não está funcionando”.

Em entrevista à rádio CBN, no começo de dezembro, Fernando Henrique afirmou que são os usuários que estimulam o tráfico de drogas. Em seguida, ele sugeriu a promoção de campanhas que possam desencorajar o uso, como as realizadas contra o cigarro. O tucano citou o exemplo de Portugal, que descriminalizou as drogas. O ex-presidente observou, porém, que descriminalizar não significa legalizar, mas evitar punição ao usuário.

Durante os dois mandatos na Presidência do Brasil, de 1995 a 2002, FHC tratava o assunto com cautela. Chegou a criar planos de combate às drogas, mas, ao longo dos oito anos em que comandou o país, nunca sugeriu a descriminalização.

7 comentários:

PERNAMBUCANO FALANDO PARA E COM O MUNDO disse...

Dizem que lá na rua Piauí, em Higiinópolis - SP, um certo alguém tem um canteirinho plantado com folhas dos sonhos para consumo próprio..

O TERROR DO NORDESTE disse...

Ih! conterrâneo, deixe a plantar crescer.

Sonia/ABC! disse...

Pois é, Gilvan, imagine se fosse a Dilma... Cadê os padrecos e pastorecos reaças que apoiaram serra? Cadê a mídia tão zelosa da família brasileira? Cadê a TFP? E a Opus Dei do Alckmin, o que diz? Com a palavra, o Obscurantismo e as Trevas! Com a palavra a "voz rouca" das ruas de Higienópolis!

O TERROR DO NORDESTE disse...

Sonia, pois é.São uns bandidos, pior que FHC.

PERNAMBUCANO FALANDO PARA E COM O MUNDO disse...

Eu deixo as plantinhas crecerem. mas quero imunidades também! rsrsrs

Já que a Sonia falou em Opus Dei, sacou a morte do padreco Ferdenand Azevedo lá na praia do Janga?

Foi autoflegelação. O cara era da Opus Dei e estadunidense...

O TERROR DO NORDESTE disse...

Conterrâneo, muito misteriosa a morte daquele padre.

VERA disse...

Essa TUCANALHA, além de INCOMPETENTE, é HIPÓCRITA!!!