sábado, 26 de fevereiro de 2011

São Paulo, governado há anos por tucanos, armou o Exército de Kadhafi

Kadhafi comprou em 2006 blindados brasileiros para conter tumulto



Do G1 SP


Uma empresa de Barueri, na Grande São Paulo, montou sob encomenda e vendeu ao governo líbio, em 2006, 26 veículos blindados voltados ao combate de tumultos populares. O gerente geral da empresa, Amaury Belmonte, disse ao G1 que na época da transação e até a última vez que ele visitou o país, em 2008, não havia a menor perspectiva de que o regime de Muamnar Kadhafi fosse enfrentar uma revolta como a que está ocorrendo agora. Cada unidade saiu por cerca de US$ 500 mil.

"Naquela época era para combater distúrbios de rua. Não acredito que eles achassem que poderia haver esse tipo de convulsão. A última coisa que Kadhafi poderia pensar é que seria apeado do governo", comentou. Segundo Belmonte, os veículos não foram equipadados com armas letais.

Belmonte contou que, entre os veículos montados em Barueri e vendidos à polícia libia, todos pintados de azul, há duas unidades de comando equipadas com câmeras e monitores de vídeo, capacidade para filmar e transmitir imagens, banheiro, geladeira, cama e ar condicionado.


"É uma espécie de motor home, uma estação para operação tática, que permite estacionar o veículo, captar imagens e transmitir", afirmou. Os carros equipados com jato d'água suportam carga de 10 mil litros e tem capacidade de derrubar um homem a 30 metros de distância. Além desses, a Líbia comprou veículos para transporte de tropas e de presos.

A empresa paulista foi localizada por um intermediário líbio por meio da internet. "A primeira coisa que eles procuram é qualidade e tecnologia, mas também preço", disse Belmonte. Depois de negociações, segundo ele, "bastante duras", os clientes acertaram a compra. "Eles são muito bons de negociação. É difícil para nós ocidentais negociar com eles, mas são bons pagadores", afirmou.

A montagem e entrega dos veículos exigiu seis meses de trabalho de uma equipe com aproximadamente 30 homens. "Chegamos a trabalhar 22 horas por dia para fazer as entregas no prazo", afirmou.


Painel de blindado de comando vendido ao governo líbio em 2006 (Foto: Divulgação)Belmonte, que esteve na Líbia em 2008 para vender peças de reposição, disse que sempre teve a impressão de um país tranquilo. "A impressão que tive era de um país calmo, muçulmano, com as restrições todas que tem", afirmou.

Nos últimos dias, no entanto, o país tem vivido um caos, com relatos de enfrentamentos entre forças do governo e manifestantes. Segundo fontes locais, mais de 20 pessoas morreram e dezenas ficaram feridas nos protestos.

11 comentários:

Anônimo disse...

O Brasil, governado há anos por petistas, não só arma o Exército de Kadhafi, de Ahmadinejad, como também de países diretamente envolvidos em conflitos armados.

O total de países com enfrentamentos étnicos e religiosos abastecidos com armamentos pelo governo brasileiro passou de um por ano, no último ano do governo Fernando Henrique Cardoso, para três por ano, no primeiro mandato, e cinco por ano no segundo mandato do desgoverno Lula.

Em 2009, o Itamaraty autorizou a CBC a negociar a venda de munições para o IRÃ, presidido por Mahmoud AHMADINEJAD, suspeito de tentar produzir ogivas atômicas. Ainda que a venda tenha sido questionada até dentro da própria empresa, comó nesta fala de Gilberto Salm, consultor de Exportações da CBC: “Eu, particularmente, não exportaria um grama de nada para o Irã".

Norton Rapesta, diretor do Departamento de Promoção Comercial do Itamaraty, Ele garante que o Brasil só exporta para países “legitimamente e democraticamente constituídos”. Confrontado com a autorização dada também em 2009 para a CBC negociar munições com a LÍBIA, do ditador homicida Muammar GADDAFI, Rapesta reflete por alguns segundos. “O governo da Líbia é reconhecido internacionalmente”, diz.

Por essas simples notícias, é possível constatar que o desgoverno petista, notório "amigo e irmão" de ditadores e ditaduras pelo mundo afora, não restringe o seu apoio à política, mas estende-o, também, à venda das armas com que abastece os seus exércitos!

O TERROR DO NORDESTE disse...

Quem beijou a mão de Kadhafi foi Serra, leia o comentário de Mauricio Dias.

Anônimo disse...

Só falta, agora, para caracterizar a inversão psicótica com que o lulopetismo trata as suas estripulias, dizer que foi o Serra que disse , entre abraços e beijos, que o bruto era o seu "amigo, irmão e "líder"!

Anônimo disse...

Pode substituir, se quiser, "estripulias" por esTRIPOLIas, que caberia melhor no caso.

VERA disse...

MALDITA HIPOCRISIA!!! Os países aliados aos EUA, tipo Índia e Afeganistão, possuem bomba atômica e compram dos ianques todo tipo de arma (nuclear ou não)!!! Os do "eixo-do-mal", como Irã e Venezuela, NÃO PODEM tê-las, e o Brasil NÃO PODE vendê-las, porque TEM que RESPEITAR as ORDENS do "grande irmão"!!! Eita direitalha vira-latas e lambe-bundas dos ianques, sô!!!

Anônimo disse...

Vera se derem um tiro no s...o do Barack Obama, acerta os dentes do anônimo demotucano.

Anônimo disse...

MALDITA HIPOCRISIA!!! Os países aliados aos EUA, tipo Índia e AFEGANISTÃO (???) - acho que EU-ZINHA "MUITAS 'MENAS' CABEÇAS tô ficando doida! -, possuem bomba atômica e compram dos ianques todo tipo de arma (nuclear ou não)!!! Mas os do EIXO-DO-MAL, como o Irã e a Venezuela - que são degovernados por ditadores e só querem praticar alguns genocídiozinhos -, NÃO PODEM tê-las, e o Brasil NÃO PODE vendê-las para que eles cometam esses crimes, e tem que respeitar, assim, tratados internacionais!!!? Eita direitalha que quer que a esquerdalha burra, hipócrita e lambe-botas de ditadores genocidas se comporte como se fosse civilizada, sô!!!

P.S.: EU-ZINHA "MUITAS 'MENAS' CABEÇAS, PROFUNDA CONHECEDORA DE CIÊNCIAS POLÍTICAS, GEOGRAFIA, GEOPOLÍTICA, RELAÇÕES INTERNACIONAS, ARMAMENTOS E, CLARO!, DA LÍNGUA PORTUGUESA, SOU UMA BOMBA ATÔMICA, E FUI FABRICADA NO AFEGANISTÃO, NO TEMPO EM QUE O OSAMA BIN LADEN ANDAVA POR LÁ! NÃO SE META COMIGO, SÔ!

Anônimo disse...

Ô VÉIA PETRALHOTÁRIA DEMO-TUNGANONA! Se derem um tiro no es....o do Barack Obama, é bem capaz de que estourem os miolos podres desse anônimo "demo-tunganinho" que, como um "pintierzinho" petralha, vive ladrando nos meus calcanhares!

PS.: Siga as instruções acima, "demo-tunganinho", que você também já caiu no mata-burros!

Anônimo disse...

POSTAGEM "O BRASIL, DESGOVERNADO HÁ ANOS PELOS PETISTAS, ARMOU DITADORES E DITADURAS PELO MUNDO AFORA!"

MATA-BURROS" PARA A "VÉIA", VERA "PETRALHOTÁRIA DEMO-TUNGANONA DA SILVA", E ASSEMELHADOS:

A PARTIR DESTE PONTO, COMEÇA A TERRA DA DESOLAÇÃO E DA MORTE, DO CHORO E DO RANGER DE DENTES, ONDE A SENHORA, DEPOIS DE TER SIDO ESMAGADA POR MIM COMO SE FOSSE UM VERME, VAI EXERCITAR, SOLITARIAMENTE, A SUA COVARDIA IMPOTENTE. NÃO SE ESQUEÇA DE RABISCAR, A PARTIR DESTA POSTAGEM DO BLOG ("O BRASIL, DESGOVERNADO HÁ ANOS PELOS PETISTAS, ARMOU DITADORES E DITADURAS PELO MUNDO AFORA!"), UMA ÚLTIMA SOPINHA DE LETRAS, LOGO APÓS O COMENTÁRIO QUE DEIXEI. EU NÃO A LEREI, CLARO, POIS ELA SERÁ APENAS UM RECIBO PASSADO PELA SENHORA, COMPROVANDO QUE LEU O QUE ESCREVI. VÁ EM FRENTE, ENTÃO, SUA VÉIA TROUXA!

PS.: A ADVERTÊNCIA VALE TAMBÉM PARA OS ASSEMELHADOS DA PETRALHOTÁRIA DEMO-TUNGANONA!

VERA disse...

"DEMO-TUNGANO" é vc, seu psicopata boçal, defensor da indefensável QUADRILHA DEMO-TUCANALHA, cujos "elementos de alta periculosidade" frequentam diariamente as páginas policiais dos jornais AINDA não comprados por eles!!! E sou velha SIM, mas um dia vc também será, e prefiro ser velha, do que defensora da QUADRILHA que ROUBA até e, principalmente, o dinheiro da merenda de crianças pobres!!! Gentalha hipócrita e insensível!! E cuidado vc com seu "mata-burros", seu BURRO!!!

Lilica disse...

Desde quando a Venezuela é uma ditadura? Lá tem mais eleições e plebiscitos populares do que aqui. Chaves permanece presidente, pq foi eleito e reeleito pelo povo. A oposição foi bem votada nas últimas eleições parlamentares e tem grande representação no congresso. Cadê a ditadura? Não que concorde com isso mas o Brasil sempre vendeu armamentos para diversos paises, nso anos 80 na guerra Ira x Iraque os URUTUS, blindados brasileiros fabricados pela ENGESA,foram fornecidos para ambos. Acho ridículo Serra destilar seu veneno no twitter dizendo que Kadhafi é amigo de Lula e do PT quando ele próprio recebeu o vice-primeiro-ministro e a delegação líbia declarando que o estado de SP tem todo o interesse em atrair recursos líbios, pois “há carência de investimento, inclusive no agronegócio”. Ele falou, por exemplo, de oportunidades existentes no ramo sucroalcooleiro e na produção de grãos.
E aí, não é muita hipocrisia tucana?