sábado, 26 de fevereiro de 2011

A volta por cima de Tiririca, mas a elite cheirosa não engole

Tiririca vira titular da Comissão de Educação
Depois de submetido a teste para provar à Justiça Eleitoral que não era analfabeto, o deputado e humorista Francisco Everardo Oliveira Silva – o Tiririca – foi indicado titular da Comissão de Educação e Cultura da Câmara. A escolha foi anunciada pelo líder do PR, Lincoln Portela (MG), e atende a um pedido pessoal do deputado.

Segundo a assessoria de Tiririca, ele queria muito fazer parte da comissão porque pretende atuar, como deputado, na área artística. É até filiado, em São Paulo, ao sindicato da categoria. A notícia espalhou surpresa e desconsolo entre educadores.

“É retrato da sociedade que temos”, afirmou o professor Mozart Neves Ramos, da ONG Todos pela Educação. “Acho lamentável”, declarou a titular de Pedagogia da Faculdade de Educação da Unicamp, Maria Malavasi. “Não por ele, mas porque há outras pessoas com carreira, seriedade e currículo para a missão.” Esse Mozart Neves Ramos foi secretário de educação de Pernambuco e sua gestão foi trágica. Ele fez parte do governo Jarbas Vasconcelos, que arruinou a educação pública de PE, que atingiu os piores índices de desempenho e pagou os piores salários para professores em todo o país.


Tiririca vai discutir e votar políticas educacionais depois de chegar ao Congresso envolvido numa polêmica. Eleito com mais de 1,3 milhão de votos – a segunda maior votação da história da Câmara –, só conseguiu tomar posse depois de provar, perante juiz eleitoral, que sabia ler e escrever.

O argumento do juiz Aloisio Silveira, que o aprovou no TRE paulista, foi que “a Justiça Eleitoral tem considerado inelegíveis apenas analfabetos absolutos e não funcionais”. Ramos fez uma comparação: “Imagino se, na hora de formar seleção brasileira de futebol, houvesse vagas e cotas para os clubes, como para os partidos”.

O mais grave, observou, é que este é ano importante para causas educacionais. “Temos Plano Nacional de Educação a ser definido. Com ele, a Lei de Responsabilidade Educacional.

A reforma do ensino superior, questão das cotas…”

Lembrando que o Brasil tem “14 milhões de analfabetos com mais de 15 anos e milhões mais de analfabetos funcionais”, ponderou que Tiririca não está preparado para atender “à dramática necessidade de se organizar a educação na sociedade moderna e preparada”.

Show de calouros

A Câmara ainda emplacou o ex-jogador Romário (PSB-RJ) como vice-presidente da Comissão de Turismo e Desporto. Nesse time jogarão também Danrley de Deus (PTB-RS), ex-goleiro do Grêmio, e o ex-boxeador Acelino de Freitas, o Popó. Romário quer trabalhar com grupos encarregados de organizar a Copa do Mundo , em 2014, e a Olimpíada do Rio, em 2016. A Comissão de Finanças terá um ex-participante do Big Brother Brasil, Jean Wyllys (PSOL-RJ).

Da redação, com informações da Agência Câmara

8 comentários:

João Paulo disse...

Sabe que a melhor avaliação da Educação brasileira é feita não por especialistas, mas por pessoal de circo? Como as crianças, filhas de artistas circenses ficam quando muito duas semanas em cada escola, elas têm algumas garantias dadas pela lei.
Lembro-me de uma vez que fizeram uma pesquisa entre pessoal de circo, e as escolas de Minas Gerais ficaram bem colocadas.

Anônimo disse...

Certamente que a indicação do Tiririca para a Comição de Educassão e Curtura da Camera Federau é o que mais se aproxima da realidade educacional do Brasil.
Primeiro: "educação" neste país é uma palhaçada sem limites.
Segundo: Desde que o Defuntus Sebentus "açumil" o pudê em 2003, o IDE - ìndice de Desenvolvimento Educacional, caiu para o glorioso 88º lugar ficando atrás do Merdaguai, Bostívia e ECÚador...

Anônimo disse...

Ficaram pois o Brasil insiste no erro de deixar para estados e municípios a gestão da educação básica. Se ele tivesse assumido a educação com todas as responsabilidades que agora pertencem a estados e municípios o resultado seria outro. A educação nesses três países que você tão desrespeitosamente nomeou cabe ao governo central, não a municípios e províncias.

Só peço para que respeite a ortografia, pois eu estou escrevendo com seriedade, o que não parece ser o seu caso.

VERA disse...

Quem tem o rabo preso, não deveria abrir a bocarra!!! O Brasil atingiu os PIORES índices educacionais entre 1995 e 2002, anos em que os demos-tucanalhas desgovernaram o País!!! E SP, apesar de ser o Estado mais rico da federação, está entre os PIORES em quase todos os quesitos, principalmente em Educação!!! Muiiitos alunos das escolas estaduais de SP são "empurrados" da primeira série do EF à terceira do EM, mesmo que não consigam ler nem escrever, e deixam as escolas pra se tornarem trabalhadores braçais, porque não passam de analfabetos funcionais!!! E o que fazem os desgovernos demos-tucanalhas???! Absolutamente NADA!!! Pois isso é proposital!!! Eles precisam de ESCRAVOS pra limpar suas sujeiras e de fantoches pra ajudá-los a se perpetuar no poder!!! Mas, eles não perdem por esperar!!! Suas batatas estão assando!!!

Anônimo disse...

Vera, perfeita. Gilvan

Anônimo disse...

A Vera veióta é idiota. Escreve o que pensa e não o que é a verdade.

Seu comentário, neste post, é de dar dó da burrisse da coitada.

Sandra disse...

Dá-lhe VERA.
É isso memso, a tucanalha demoníaca quer que o povo fique analfabeto pra não faltar empregadas e pedreiros, tendo em vista, que Lula está acabando com essa espécie através do PROUNI.

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Sandra disse...

Tiririca não se candidatou no Nordeste. Segundo ele, lá não tem ABESTADO para elegê-lo.

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk