segunda-feira, 27 de junho de 2011

Graziano: 'erradicar a fome é meta alcançável'

BRASÍLIA. O petista José Graziano da Silva foi eleito ontem novo diretor-geral da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), para um mandato que começa em janeiro de 2012 e vai até julho de 2015. A eleição, apertada, ocorreu ontem em Roma, após vigorosa campanha do governo e da diplomacia do Brasil. Graziano será o primeiro brasileiro e o primeiro latino-americano a ocupar o cargo. Seu desafio, conforme a meta da FAO, é grande: aumentar a produção de alimentos sem degradar o meio ambiente, propiciando a alimentação de nove bilhões de pessoas até 2050.


Primeiro ministro do Combate à Fome do governo Lula, em seu discurso, após a vitória, José Graziano falou da expectativa de acabar com a fome no mundo:


- Precisamos erradicar a fome e ajudar os países mais pobres. Estou convencido, com base em minha experiência no Brasil e em outros países, que erradicar a fome é uma meta razoável e alcançável.
Fome Zero fracassou e foi sucedido por Bolsa Família.


Ainda no discurso, o brasileiro afirmou que quer contar com a ajuda de seus cinco adversários na eleição ao longo do mandato. Ele citou frase do sociólogo Betinho, que lutou pelo fim da fome no Brasil, para dizer que, quando o propósito é nobre, não há espaço para lutas internas na FAO.


- Quem tem fome tem pressa. Por isso, durante toda minha campanha, insisti na necessidade de lograr consensos e acordos para superar a divisão interna que tanto tem impedido essa organização de caminhar mais rápido para a erradicação da fome - afirmou.


Graziano estreou no primeiro governo Lula como ministro extraordinário de Segurança Alimentar e Combate à Fome, que tinha como principal projeto o Fome Zero. Mas a gestão do programa foi marcada por problemas. Extenso e minucioso, o plano esbarrou na desarticulação de órgãos federais e locais, o que levou o Palácio do Planalto a intervir na condução da política social.


Em outubro de 2003, antes mesmo de completar um ano, o governo Lula lançou o Bolsa Família, vinculado diretamente à Presidência da República. Em janeiro de 2004, criou o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, sob o comando de Patrus Ananias.


A eleição na FAO foi apertada. Graziano obteve o apoio de 92 países e ficou apenas quatro votos à frente de Miguel Ángel Moratinos, ministro de Assuntos Exteriores da Espanha. O brasileiro substituirá o senegalês Jacques Diouf a partir do primeiro dia de 2012. Diouf está no cargo desde 1994. O apoio decisivo da presidente Dilma Rousseff e do ex-presidente Lula foram recompensados no discurso da vitória.


- Quero agradecer ao meu país na figura da minha presidenta Dilma e do ex-presidente Lula - disse no plenário. - Quero dizer que a partir de agora não sou mais um candidato brasileiro, mas um diretor-geral eleito de todos os países.


Com a eleição de Graziano, o governo da presidente Dilma contabilizou sua primeira grande vitória diplomática. Mas é também uma vitória do ex-presidente Lula, que escolheu o nome de Graziano como o candidato do governo brasileiro em novembro do ano passado, em comum acordo com Dilma, então já eleita.


Aos 61 anos, Graziano é formado em Agronomia, mestre em Economia e Sociologia Rural e doutor em Economia. Desde 2006, Graziano é subdiretor-geral da FAO e representante regional para a América Latina e o Caribe no organismo.


Em seu programa de gestão para a FAO, ele incluiu a luta pela erradicação da fome de forma ampla: "da produção ao acesso; dos direitos à sua realização; da emergência ao desenvolvimento; do crédito à renda; de incentivos às redes de segurança socioeconômica; da oferta à demanda; da sustentabilidade ao crescimento".


Dilma: eleição é importante conquista internacional


O resultado da eleição na FAO foi recebida por Dilma com "enorme satisfação", segundo nota divulgada pela assessoria de imprensa do Palácio do Planalto. "Sua reconhecida contribuição na formulação da bem-sucedida estratégia governamental de assegurar o direito dos povos à alimentação, aliada às sólidas credenciais acadêmicas e o profundo conhecimento da FAO, acumulado à frente do escritório regional da entidade em Santiago, conferem a José Graziano qualificações essenciais para o cargo que ocupará nos próximos quatro anos", diz o texto.


Ainda segundo a nota, a eleição de Graziano é uma importante conquista do Brasil no cenário internacional. "A vitória do candidato brasileiro reflete, igualmente, o reconhecimento pela comunidade internacional das transformações socioeconômicas em curso em nosso país - que contribuem de forma decisiva para a democratização de oportunidades para milhões de brasileiras e brasileiros -, bem como o compromisso do Brasil de inserir o combate à fome e à pobreza no centro da agenda internacional. Um objetivo possível de ser alcançado com o fortalecimento do multilateralismo e com o aprofundamento da solidariedade e da cooperação entre as nações e os povos", disse Dilma, tratando Graziano por "meu amigo".


A ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, também comemorou a escolha de Graziano: "A eleição consolida o Brasil como referência internacional em promoção de políticas de segurança alimentar e nutricional e inclusão social não somente ao seu povo, mas para os demais países do mundo", disse, em nota. "Sua eleição contribuirá para caminharmos na direção de um mundo sem fome e com mais e melhores oportunidades de vida para todos".


O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, mentor da candidatura, não se manifestou sobre a eleição. Segundo sua assessoria de imprensa, ele estava muito abalado com a morte de sua irmã mais velha, Marinete, ocorrida na última sexta-feira. Na semana passada, reta final da campanha para a FAO, Lula publicou um artigo no jornal britânico "Guardian" em defesa da candidatura do petista: "Com essa candidatura, o Brasil reafirma seu compromisso com a agenda universal do combate à pobreza e à fome".O Globo

7 comentários:

Anônimo disse...

"Fome dois ponto zero


Quem achava que o conto de fadas do filho do Brasil e da primeira presidenta já tinha chegado ao seu final feliz, enganou-se.

Essa história emocionante não para de nos proporcionar desfechos surpreendentes.

A reabilitação política do nosso Delúbio, o heróico sobrevivente do mensalão, não foi nada. A FAO, órgão da ONU para agricultura e alimentação, acaba de anunciar seu novo diretor-geral: o brasileiro José Graziano.

Graziano ficou conhecido como uma das figuras mais badaladas do início do governo Lula. Era o responsável pela implantação do famoso programa Fome Zero, idealizado para ser o carro-chefe do governo popular.

O programa foi muito bem sucedido na missão de fazer chegar a todos os brasileiros o slogan Fome Zero.

O único problema do genial plano de José Graziano foi a constatação de que ele era inexeqüível.

Talvez por esse detalhe, Graziano tomou posse com Lula em 2003 e em 2004 já não era mais ministro.

E não foi mais nada nos oito anos de governo Lula, continuando a não ser nada no nascente governo Dilma. Como se vê, as credenciais do professor Graziano com seu Fome Zero permaneceram decisivas ao longo dos anos. Nem o Ministério da Pesca lhe foi oferecido.

E eis que a FAO elege José Graziano seu diretor-geral. Quem destacou as razões da escolha, em nota oficial, foi sua própria madrinha, Dilma Rousseff. Eis o atributo principal:

“Sua reconhecida contribuição na formulação da bem-sucedida estratégia governamental de assegurar o direito dos povos à alimentação”.

Ou seja: José Graziano vai dirigir o braço da ONU para a alimentação do mundo com base na experiência do Fome Zero – o programa imaginário que o próprio Lula jamais ousou voltar a mencionar em seus inúmeros palanques.

Moral da história: companheiro que está no sereno – não perca as esperanças! O governo popular trabalha, dia e noite, por uma boquinha para você.

Ou até, quem sabe, uma bocarra.

E viva o grande banquete das Nações Unidas, onde os amigos dos amigos nunca passam fome."

VERA disse...

Pois é, seu TUNGANOTÁRIO!!

Retribuo-lhe suas singelas palavras, pois, seus gurus DEMOS-TUCANALHAS fizeram PIOR: estão dando BOQUINHAS até para os que não são destes Partidos da Bandidagem e verdadeiras Organizações Criminosas, mesmo que não sejam de SP, como o Bob freire e o Raul jumento!!! Sem contar, os inúmeros políticos defenestrados pelo LULÃO e que também receberam sua "BOQUINHA" como "CONSELHEIROS" FANTASMAS das estatais (que AINDA não foram privatizadas!) de SP, com "modestos" salários de 12 mil mensais por mês!!!

E quem tem entre seus COMPARSAS, gente do tipo do AZEREDO, do ARRUDA-PANETONE, da YEDA CRUZES, DO EFRAIM, do Zé-bolinha-baixaria, do FGAGAC-maconheiro-corno-manso, do Aecim-cheirador, do Alkimintiroso, do INDIOTA, e demais LADRÕES do dinheiro público, inclusive do dinheiro da merenda de crianças pobres, deveria era CALAR A BOCA!!!

Quanto ao GRAZIANO, vc está é morrendo de INVEJA, porque nenhum demo-tucanalha JAMAIS foi eleito pra nenhum cargo INTERNACIONAL!!!

Também pudera!!! Quem seria LOUCO o suficiente, para eleger INCOMPETENTES???!!! Só se for pra gerente de BOCA DE FUMO!!! Talvez os traficantes aceitassem, pois o FGAGAC-maconheiro não anda defendendo a liberação das DROGAS???!!!

Anônimo disse...

"Lula publicou um artigo no jornal britânico 'Guardian'"??? "Lula publicou um artigo no jornal britânico 'Guardian'???" "Lula publicou um artigo no jornal britânico 'Guardian'"??? "Lula publicou um artigo no jornal britânico 'Guardian'"??? "Lula publicou um artigo no jor"Lula publicou um artigo no jornal britânico 'Guardian'"??? "Lula publicou um artigo no jornal britânico 'Guardian'"??? "Lula publicou um artigo no jornal britânico 'Guardian'"??? "Lula publicou um artigo no jornal britânico 'Guardian'"???

Khiá, khiá, khiá, khiá, khiá, khiá, khiá, khiá, khiá, khiá,
Khiá, khiá, khiá, khiá, khiá, khiá, khiá, khiá, khiá, khiá,
Khiá, khiá, khiá, khiá, khiá, khiá, khiá, khiá, khiá, khiá,
Khiá, khiá, khiá, khiá, khiá, khiá, khiá, khiá, khiá, khiá,
Khiá, khiá, khiá, khiá, khiá, khiá, khiá, khiá, khiá, khiá,
Khiá, khiá, khiá, khiá, khiá, khiá, khiá, khiá, khiá, Khiá, khiá, khiá, khiá, khiá, khiá, khiá, khiá, khiá, khiá,khiá, khiá, khiá, khiá, khiá, khiá, khiá, khiá, khiá, khiá, khiá, !!!!!!!!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

LISTA DE VEXAMES DIPLOMÁTICOS E DE PETRALHAS QUE NÃO (NÃO! NÃO! NÃO!) FORAM ELEITOS PARA OCUPAR CARGOS INTERNACIONAIS


PARA A OMC

Amorim tentou emplacar Luís Felipe de Seixas Corrêa na Organização Mundial do Comércio em 2005. Perdeu. Sabem qual foi o único país latino-americano que votou no Brasil? O Panamá!!! Culpa do Itamaraty, não de Seixas Corrêa.

OMC DE NOVO

O Brasil indicou Ellen Gracie em 2009. Perdeu de novo. Culpa do Itamaraty, não de Gracie.
NOME PARA O BID
Também em 2005, o Brasil tentou João Sayad na presidência do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento). Deu errado outra vez. Dos nove membros, só quatro votaram no Brasil - do Mercosul, apenas um: a Argentina. Culpa do Itamaraty, não de Sayad.

ONU

O Brasil tenta, como obsessão, a ampliação (e uma vaga permanente) do Conselho de Segurança da ONU. Quem não quer? Parte da resistência ativa à pretensão está justamente no continente: México, Argentina e, por motivos óbvios e justificados, a Colômbia.

CHINA

O Brasil concedeu à China o status de “economia de mercado”, o que é uma piada, em troca de um possível apoio daquele país à ampliação do número de vagas permanentes no Conselho de Segurança da ONU. A China topou, levou o que queria e passou a lutar… contra a ampliação do conselho. Chineses fazem negócos há uns cinco mil anos, os petistas, há apenas 30…

DITADURAS ÁRABES

Sob o reinado dos trapalhões do Itamaraty, Lula fez um périplo pelas ditaduras árabes do Oriente Médio.

CÚPULA DE ANÕES

Em maio de 2005, no extremo da ridicularia, o Brasil realizou a cúpula América do Sul-Países Árabes. Era Lula estreando como rival de George W. Bush, se é que vocês me entendem. Falando a um bando de ditadores, alguns deles financiadores do terrorismo, o Apedeuta celebrou o exercício de democracia e de tolerância… No Irã, agora, ele tentou ser rival de Barack Obama…

ISRAEL E SUDÃO

A política externa brasileira tem sido de um ridículo sem fim. Em 2006, o país votou contra Israel no Conselho de Direitos Humanos da ONU, mas, no ano anterior, negara-se a condenar o governo do Sudão por proteger uma milícia genocida, que praticou os massacres de Darfur - mais de 300 mil mortos! Por que o Brasil quer tanto uma vaga no Conselho de Segurança da ONU? Que senso tão atilado de justiça exibe para fazer tal pleito?

(continua...)

Anônimo disse...

(continuação...)

FARC

O Brasil, na prática, declara a sua neutralidade na luta entre o governo constitucional da Colômbia e os terroristas da Farc. Já escrevi muito a respeito.

RODADA DOHA

O Itamaraty fez o Brasil apostar tudo na Rodada Doha, que foi para o vinagre. Quando viu tudo desmoronar, Amorim não teve dúvida: atacou os Estados Unidos.

UNESCO

Amorim apoiou para o comando da Unesco o egípcio anti-semita e potencial queimador de livros Farouk Hosni. Ganhou a búlgara Irina Bukova. Para endossar o nome de Hosni, Amorim desprezou o brasileiro Márcio Barbosa, que contaria com o apoio tranqüilo dos Estados unidos e dos países europeus. Chutou um brasileiro, apoiou um egípcio, e venceu uma búlgara.

HONDURAS

O Brasil apoiou o golpista Manuel Zelaya e incentivou, na prática, uma tentativa de guerra civil no país. Perdeu! Honduras realizou eleições limpas e democráticas. Lula não reconheceu o governo.

AMÉRICA DO SUL

Países sul-americanos pintam e bordam com o Brasil. Evo Morales, o índio de araque, nos tomou a Petrobras, incentivado por Hugo Chávez, que o Brasil trata como uma democrata irretocável. Como paga, promove a entrada do Beiçola de Caracas no Mercosul. Quem está segurando o ingresso, por enquanto, é o Parlamento… paraguaio! A Argentina impõe barreiras comerciais à vontade. E o Brasil compreende. O Paraguai decidiu rasgar o contrato de Itaipu. E o Equador já chegou a seqüestrar brasileiros. Mas somos muito compreensivos. Atitudes hostis, na América Latina, até agora, só com a democracia colombiana. Chamam a isso “pragmatismo”.

CUBA, PRESOS E BANDIDOS

Lula visitou Cuba, de novo, no meio da crise provocada pela morte do dissidente Orlando Zapata. Comparou os presos políticos que fazem greve de fome a bandidos comuns do Brasil.

IRÃ, PROTESTOS E FUTEBOL

Antes do apoio explícito ao programa nuclear e do vexame de agora, já havia demonstrado suas simpatias por Ahmadinejad e comparado os protestos das oposições contra as fraudes eleitorais à reclamação de uma torcida cujo time perde um jogo.

O MAIS ENGRAÇADO

A coisa não deixa de ter sua graça. De todos os candidatos que o Brasil apresentou para disputar cargos em organismos multilaterais, Graziano é, sem dúvida, o pior, uma vez que é de incompetência comprovada. E foi justamente com ele que venceu.
Pronto! A petralhada não tem por que se decepcionar!

QUE COISA MAIS LULESCA!


PS.: E mais uma surra na vagabunda!

Anônimo disse...

Pois é, sua CABRA VÉIA!

VERA disse...

E não é o TUNGANOTÁRIO INTELECTUALOIDE DEBILOIDE resolveu escrever um inventário esperando que eu fosse lê-lo!!!

Corta essa, seu otário!!!

Já conheço toda a pinoquiada da mídia nazista, mantida por seus gurus demos-tucanalhas!!!

Também fui VÍTIMA das MALVADEZAS e INCOMPETÊNCIAS da quadrilha demo-tucanalha!!!

Então, não preciso ler mais nada pra saber que vcs são um bando de INCOMPETENTES, LADRÕES, INVEJOSOS e PERDEDORES!!!

BABACA!!!