domingo, 26 de junho de 2011

Grupo hacker LulzSec encerra atividades. Braço brasileiro tira sites para dançar

Reprodução
 
 

Igor Natusch


Enquanto o nome LulzSec ganha destaque no Brasil com uma série de ataques virtuais contra órgãos e integrantes de governos do país, sua raiz internacional anuncia o encerramento de atividades. Por meio de seu perfil no Twitter, o LulzSec – grupo hacker que busca burlar sistemas de segurança para obter informações confidenciais e tirar sites do ar – publicou na noite de sábado (25) o que os próprios responsáveis chamam de “último lançamento” do grupo. “Nós somos Lulz Security e essa é nossa última mensagem”, afirma o comunicado, que vem acompanhado de um arquivo torrent com dados que vão desde logins para um fórum de jogos até informações confidenciais sobre investigadores do FBI, passando por dados do provedor norte-americano AOL.
 
O grupo, que se diz formado por seis pessoas e trata as próprias ações a partir de uma simbologia ligada à navegação, diz que o “cruzeiro de 50 dias” do grupo está encerrado. “Agora, devemos velejar para longe, deixando para trás medo, inspiração, negação, felicidade, desaprovação, inveja, ódio e até amor. Ao menos desejamos ter deixado algum microscópico impacto em alguém em algum lugar – em qualquer lugar”, diz o texto.

Segundo o comunicado, o objetivo do grupo era não apenas divertir a si mesmos e à comunidade hacker ao redor do mundo, mas também passar uma mensagem. “Realmente acreditamos no movimento AntiSec”, dizem, citando o ideário virtual que une esforços contra as barreiras de segurança e restrições de acesso a conteúdo na Internet. “Acreditamos tanto que o trouxemos de volta (…) Nós esperamos, desejamos, até mesmo imploramos que o movimento se manifeste em uma revolução que possa continuar sem a nossa presença (…) Por favor, não parem. Juntos, unidos, podemos passar por cima de nossos opressores comuns e imbuir a nós mesmos com o poder e a liberdade que merecemos”.
 
O LulzSec ganhou notoriedade ao invadir sites de empresas como Playstation, além de instituições como a CIA e o Senado dos EUA. Parte dos dados revelados pelo grupo mostra práticas governamentais à beira da ilegalidade, como abusos cometidos pela polícia de fronteira dos EUA contra mexicanos que tentam entrar ilegalmente no país.Leia reportgaem completa aqui.

Nenhum comentário: