terça-feira, 11 de novembro de 2008

MENOS PROTÓGENES, MENOS

Super Protógenes para presidente?

Deu a louca em todo mundo! O site de nosso valoroso Paulo Henrique Amorim saiu do ar por algumas horas, o tempo suficiente para disseminar pânico paranóico na web. Teorias conspiratórias brotaram em segundos, com acusações ao governo Lula de estar copiando Stálin. De volta ao ar, vejo uma nota do PHA: Protógenes presidente e Luciana Genro para vice. PHA psolou de vez ou tá fazendo piada? O Azenha, outro nobre combatente de nossas trincheiras, igualmente aderiu à histeria protogeneriana. Bem, eu queria lançar algumas perguntas e depois comentar:

1) Protógenes prendeu, sozinho, Daniel Dantas?
2) Protógenes possuía um feudo na PF, que lhe permitiu reunir, sozinho, informações sobre Daniel Dantas?
3) Protógenes está agindo com profissionalismo, responsabilidade e inteligência, ao participar de seminários, conferências, entrevistas coletivas, prejulgando Daniel Dantas e atrapalhando as investigações?
4) Protógenes é o único agente respeitável da PF?
5) A Satiagraha foi a única operação da PF nos últimos anos?
6) Protógenes sabe de tudo?
7) A perseguição à Protógenes é um fato?


*

Bem, em primeiro lugar gostaria de me defender. A blogosfera, às vezes, é um lugar inóspito, agressivo, onde fazemos muitos amigos mas também desafetos. Muitas vezes gratuitamente, por pura e inocente antipatia. Há desrespeito, ignorância, grosseria, paranóia, irritação. Quero dizer que não pretendo ser dono da verdade, nem sábio, nem quero julgar ninguém. Mas eu não tenho mais escolha. O blog agora é meu ganha-pão. Eu tenho que escrever. Eu gosto de escrever. Estou preparado para errar - esse é o preço de quem se expõe. Só quem lava louça quebra pratos. No entanto, tento escrever, na medida das minhas possibilidades, da maneira mais lúcida e objetiva possível.

A profissão de blogueiro, já bastante difundida nos EUA, ainda é vista com desconfiança por aqui. Será que alguém acha que, só porque coloco anúncios no blog, isso seria sinal de venalidade? De que quero "vender" meu blog? Neste caso, essa pessoa tem uma visão preconceituosa e elitista.

Nesse centário de Machado de Assis, li várias matérias afirmando que o grande escritor carioca teria sido também um exemplar funcionário público, tendo "galgado" todas as etapas profissionais. Esses textos me entristeceram, porque acredito piamente que, se o Machadão chegou tão longe dividindo seu tempo com a carreira de funcionário público, poderia ter chegado ainda mais longe se tivesse tido a oportunidade ou coragem ou sorte de poder viver exclusivamente de seu genial talento literário. Machadão era cronista, e tendeu sempre para o lado monarquista, embora liberal e abolicionista. Creio que o fato de ser "empregado" do imperador, tendo inclusive recebido o grau de "cavalheiro", tenha contribuído bastante para a sua "moderação" em temas politicos.

Ponho anúncios no meu blog porque tenho a utopia de, um dia, viver completamente do meu pensamento e minhas palavras. Infelizmente, há quem veja isso com desprezo. É a síndrome da compaixão abstrata. Divulgam pena dos pobrinhos, mas quando vêem um pobre na sua frente, escrevendo um blog, não querem ajudar. Ao contrário, atacam. Porque, para eles, pobre só é pobre de verdade quando é burro, quando é analfabeto, quando é ignorante. E assim milhares de escritores e jornalistas têm morrido de fome por este mundão afora. É uma visão preconceituosa. Uma pregação hipócrita de "amor" pelo pobre, pela justiça social.

Contraditoriamente, muitos que criticam a mídia, não constatam fatos elementares:

- Que nunca a esquerda terá condições de patrocinar jornais impressos nos mesmos moldes dos que circulam hoje. Até porque esses mesmos jornais, apesar de tradicionais e cheios de anúncio, vivem precária situação financeira. A esquerda política, com seu ideário ainda confuso e dúbio, não terá publicidade do setor privado e a publicidade estatal será sempre intermitente e invasiva.

- A internet surge, no entanto, como uma poderosa ferramenta de difusão e debate ideológico. Quando conversamos sobre o Protógenes, quando divergimos, estamos, no fundo, discutindo ideologias. Dessas trincheiras sairão novas idéias, curtidas no fogo duro dos debates políticos.

- A divergência de idéias deve ser encarada como sinal de saúde e vigor intelectual, e não como fragmentação ou perigo ou enfraquecimento, desde que os participantes procedam com elegância e maturidade.

- O ponto fraco da mídia é justamente a falta de uma maior dialética interna, o que é um demonstração de fraqueza e medo.

- É preciso estimular o surgimento de uma geração de jornalistas-blogueiros que não dependam das empresas jornalísticas para viver, que possam viver de suas opiniões e pensamentos. Embora sempre haja casos excepcionais, de pessoas que conseguem conciliar diversas atividades, e ainda serem exímios e brilhantes jornalistas e blogueiros, o normal, o ideal, o caminho natural, é que os blogueiros sejam profissionais que vivam daquilo que fazem, para que possam se dedicar integralmente à sua função.

- Tenho a impressão, às vezes, que há gente que se acha mais importante que outros, e que acha fulanos mais importantes que beltranos. Ou que avalia blogueiros pelo número de comentários, ou pela visitação. Não, a quantidade, em lugar nenhum, em setor nenhum do conhecimento, significa qualidade.

- A única alternativa viável para combater a mídia corporativa e superar o problema dos "sem-mídia" é apoiar a blogosfera com galhardia e espírito democrático, entendendo a importância de termos pluralidade e quantidade, e sobretudo profissionalismo e coragem, de gente que leve blog à sério.


Voltando ao Protógenes, respondo às perguntas lá do alto.

1, 2 e 3) Não, Protógenes não prendeu sozinho Dantas. Teve colaboração de dezenas, quiçá centenas de outros policiais federais. Teve ajuda de juiz e assessores de juízes, de promotores públicos, de funcionários das mais diversas áreas da segurança pública. Se vamos dar mérito ao Protógenes por ter encabeçado a operação Satiagraha, seria injusto esquecermos de diluir essa honra com todos os outros. A mídia elegeu apenas Protógenes como herói. Por que não entrevista os outros delegados que participaram da Satiagraha? E por que eles não falam nada? Por que tem medo? Por que são mais responsáveis? Por que sabem que um agente da lei não deve prejulgar, porque isso pode atrapalhar o processo? Protógenes, ao fazer discursos públicos chamando Dantas de bandido está agindo com uma leviandade, com uma ingenuidade, imperdoáveis. Não me espanta, portanto, que o PSOL o esteja sondado para entrar no partido, e que o PHA tenha defendido (ironia?) sua candidatura para presidente da república, tendo Luciana Genro como vice. Eu adoro o PHA, mas ele tem a sua opinião, eu tenho a minha, e o fato de divergirmos, é um fator democrático. Em alguns casos, eu acredito que tenho razão e ele não. Não é por ele ser mais "famoso", que vou abaixar a cabeça.

4) Não. Seguramente, existem centenas, quiçá milhares de outros policiais dignos de respeito na corporação policial. Nenhum deles está na tribuna fazendo discursos para a mídia, incendiando o país. Ao mesmo tempo, também há muitos policiais corruptos. Assim como juízes. Com certeza, há uma banda podre na PF que está sendo inflamada por Gilmar Mendes, Daniel Dantas e mídia. Policiais e juízes que vinham sendo postos de lado, em virtude das grandes operações sendo feitas nos últimos anos, resolveram botar suas asinhas de fora, e agora estão fazendo a sua festinha particular.

5) Não. A Satiagraha foi uma dentre centenas de operações de grande magnitude empreendidas pela Polícia Federal, que já prenderam governadores, desembargadores, juízes, empresários, políticos. Operações que têm incomodado muito os poderosos com alguma culpa no cartório.

6) Não. O Protógenes não sabe de tudo. Os podres poderes por trás de Daniel Dantas seguramente vão além da imaginação do valoroso delegado. Por isso mesmo esse é um caso para ser continuado pelas altas instâncias do Ministério da Justiça, da própria Presidência da República e do Ministério Público, além de jornalistas investigativos idôneos (Mino Carta, Bob Fernandes) e todos os indivíduos, empresários ou não, que foram massacrados pelo rolo compressor de Daniel Dantas.

7) Bem, esperamos mais informações. Até onde sei, a única "perseguição" foi ter revistado o apartamento de hotel do Protógenes. As pessoas estão comparando isso com a ditadura militar, quando se torturava medievalmente, quando corpos desapareciam, e quando havia uma censura total na imprensa. Todos se tornaram, de uma hora para outro, "especialistas" em Polícia Federal. Afirmam que querem saber porque fulano foi afastado e beltrano, transferido. Acho que cada um pode ter a opinião que quiser. Mas também acho que a Polícia Federal não é uma instituição midiática, e não deve satisfações à mídia, nem à opinião pública sobre seus problemas internos. O que ela devia ter feito ela fez: investigou Dantas, reuniu milhares de documentos, prendeu o banqueiro. Gilmar Mendes foi lá e soltou. Surgiram complicações no processo. Houve vazamentos suspeitos. A corregedoria resolveu investigar. Vai investigar quem. Vai investigar todos os policiais envolvidos. Está certo. E aí a mídia cria um novo herói, e a esquerda, ou jornalismo alternativo, cai no conto de fadas do super-herói e surfa na onda anti-lulista patrocinada pela mídia.

O que não entendo é o seguinte. Se é ridículo considerar Lula um herói, ele, com toda a sua história e seus 64 milhões de votos, não seria igualmente ridículo converter o jovem Protógenes num super-homem? Não apoio o Lula por ver nele um santo ou um herói, mas por ele representar um conjunto de forças políticas que apóio. Se descobrirem amanhã que Lula é um tremendo safado ladrão, ficarei chateado, mas não me arrependerei do apoio que dei a ele. Minha confiança em Lula não é cega. E agora vejo as pessoas confiando cegamente em Protógenes? Por que? Por que prendeu Dantas? Mas, já disse, ele não prendeu sozinho! Foi uma equipe, foi a Polícia Federal! Santificar Protógenes é extremamente idiota. Empresto apoio político, não confiança ética. Entre um Hitler honesto e um Churchill ladrão, quem você escolheria? Meu apoio à Polícia Federal, portanto, é estratégico e político, porque acompanho todas as operações efetuadas pela PF e vejo, com meus olhos, que ela está combatendo os grandes corruptores nacionais, incluindo Dantas, que ELA PRENDEU! A PF PRENDEU DANTAS, SUA FAMÍLIA, OS DIRETORES DE SUA EMPRESA, PRENDEU SEUS AMIGOS PITTA E NAJI NAHAS! Não foi o Protógenes que prendeu. Foi a Polícia Federal.

Outra bobagem perniciosa, a meu ver, é amarrar o destino do Brasil à prisão de Dantas. Estão agora querendo transformar a prisão de Dantas numa redenção ética, moral, social e política! Ora, bobagem. Não há redenção. Se houve alguma vez redenção no mundo, foi há 2008 anos, quando Cristo nasceu. De lá pra cá, não houve. Nenhuma revolução ou governo foram perfeitos. A revolução francesa decepou cabeças inocentes, inclusive de seus líderes mais sagrados, Danton e Robespierre. Getúlio Vargas, figura fundamental para a industrialização brasileira, ligou-se a figuras altamente suspeitas, como Gregório Fortunato, e seu filho foi acusado de graves crimes de corrupção e tráfico de influência (e várias linhas de investigação levam a crer que foi ele o arquiteto da tentativa de asassinato de Carlos Lacerda).

Não há santos no mundo. Nem Lula, nem Protógenes. Nem sábios. Todos nós somos confusos e loucos. Por isso, acho melhor termos humildade e enxergarmos as situações com mais calma. Se Lula pôde ser posto à prova por meses e meses de investigação, CPIs de fim de mundo, matérias jornalísticas, e até hoje é insultado publicamente pelos grandes meios de comunicação, porque Protógenes não pode ter seu quarto de hotel revistado? Por acaso, alguém o está torturando num pau-de-arara? Não acho que Protógenes seja um coitadinho. Com a visibilidade e notoriedade que ganhou, poderá escrever livros bombásticos e ganhar rios de dinheiro. Poderá viajar para o Castelo de Caras. Poderá entrar para a política. É um cara jovem, bonito, inteligente, corajoso, um funcionário público federal que ganha 10 mil reais por mês, com acesso pleno à toda mídia brasileira. Não precisa de nossa pena. Há milhões de brasileiros pobres, sem dente, sem emprego, sem casa, sem mídia (sem mídia!), e temos uma crise financeira internacional gravíssima batendo em nossa porta. Vocês querem que o presidente Lula se preocupe com quem: com esses milhões ou com Protógenes?

Nenhum comentário: