quinta-feira, 13 de novembro de 2008

PC DO B VAI NA CONTRAMÃO

Quinta, 26 de junho de 2008
Deputado nega volta do "troca-troca" partidário

Proposta do deputado Flávio Dino (PCdoB-MA) cria "janela" de 30 dias para políticos trocarem de partido, além de permitir a mudança em casos de perseguição política
Diego Salmen


A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara discutiu nesta quarta-feira, 25, um projeto do deputado Flávio Dino (PCdoB-MA) que flexibiliza a lei de fidelidade partidária.

A legislação foi estabelecida pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) em resolução de outubro do ano passado. Em julgamento, o STF (Supremo Tribunal Federal) entendeu que o mandato pertence aos partidos, e não aos congressistas.

Pela proposta de Dino, no entanto, haverá uma "janela" de 30 dias para que os políticos possam trocar de partidos, entre setembro e outubro do ano anterior às eleições que pretendem disputar.

Além disso, o mandato não poderá ser cassado caso o parlamentar alegue perseguição política ou se for provado que a agremiação não esteja seguindo o programa partidário.

Questionado por Terra Magazine, Dino nega que o projeto trará de volta o famoso "troca-troca" partidário. Ele garante que a proposta não dará brecha a trocas "fisiológicas" entre agremiações.

- O troca-troca combatido é aquele que se dá logo após as eleições. As pessoas trocam de partido no começo, e não no final do mandato, para se alinhar ao chefe do poder executivo - afirma.

Ao final da sessão, o deputado ACM Neto (DEM-BA) entrou com requerimento para retirar a matéria da pauta e obstruir os trabalhos na CCJ. Para ele, o projeto de Flávio Dino acaba "na prática" com a fidelidade partidária e promove "a farra do troca-troca de partidos".

- A fidelidade partidária não pode ser enfraquecida. O que nós defendemos é uma determinação do Supremo Tribunal Federal - rebate.

Já o deputado comunista acusa o DEM de querer "congelar o futuro" por não ter "identidade ideológica".

- Não há nenhum país no mundo com um sistema de fidelidade partidária absoluto, onde a pessoa em nenhum momento pode trocar de partido - diz.

Para voltar à comissão, a proposta será negociada pelos líderes partidários. Ela deve ser votada depois do recesso parlamentar de julho.

Terra Magazine
Comentário.
Pela primeira vez na vida vou ficar a favor do DEMO. Se bem que este partido de merda só é a favor da fidelidade partidária porque nenhum político faz questão de entrar neste partideco de quinta categoria, ao contrário, sai deste antro de corrupto para entrar em outro, menos no PT.

Nenhum comentário: