quinta-feira, 13 de novembro de 2008

A PERGUNTA QUE NÃO QUER CALAR

Quinta-feira, 13 de Novembro de 2008

Porque a imprensa mente para elogiar o Serra?
.

Em um email um colaborador do Blog do Chicão nos informa que somente os investimentos da Petrobrás são muito maiores do que os investimentos do Serra em todos os setores. E conclui: porque a imprensa precisa mentir para elogiar o Serra?

É uma grande pergunta.

Mas antes vamos a uma informação do Blog do Favre:

"Primeiro os dados fajutos reproduzidos pelo Valor. Para comparar os investimentos estaduais com o PAC, o jornal contabiliza aparentemente os investimentos das empresas estatais paulistas (por exemplo, deve ter contabilizado o total dos investimentos previstos com o leilão das estradas, mas os ganhadores ainda não realizaram seus investimentos; e ao mesmo tempo retira do PAC os investimento das estatais federais, Petrobrás e Eletrobrás).

Valor afirma que o governo estadual “Neste ano, desembolsou R$ 12,7 bilhões até outubro, enquanto o governo federal liberou apenas R$8,2 bilhões para seu programa prioritário.” Porém, isto não aparece no sistema SIAF (federal), nem no SIGEO (Estadual). Estes sistemas permitem acompanhar a execução orçamentária. Eles comportam uma rubrica de investimentos, do que é empenhado e do que é liquidado e efetivamente pago. Nenhuma da cifras invocadas pelo jornal Valor correspondem com os dados desses sistemas".

Na minha opinião a mentira dos jornais conservadores tem origem no costume das pessoas de NÃO refletirem sobre o que leem ou escutam. Esta é a grande função da repetição constante do negativismo: produzir um vazio e um cansaço que aliena as pessoas. É por isto que notícias negativas irrelevantes são diariamente "batidas" na mente das pessoas. Até notícia de um barco que afundou no interior da África é notícia no Jornal Nacional. Ao mesmo tempo, as centenas de empresas que estavam falidas e que hoje são geridas por cooperativas de funcionários dificilmente merecem alguns segundos.

Esta massa de notícias negativas são intercaladas por algumas poucas "boas notícias". O segredo está em escolher a dedo quais são estas notícias e como elas são expostas (mesmo que seja mentira).

Esta é a regra de ouro da manipulação. É assim que acontece todos os dias - um monte de notícias irrelevantes e negativas e algumas "boas notícias".

Voltando a pergunta: porque a imprensa precisa mentir para elogiar o Serra? Eu respondo: negócios. Dinheiro. Interesse financeiro e de poder. Os donos dos jornais agem de forma a potencializar seus lucros. Para isto é fundamental ter grande acesso ao núcleo do poder.

Agora, o motivo mais importante é que o poder de desmascar estas pessoas é limitado. Veja bem: enquanto a notícia do jornal Valor econômico atingiu milhões de pessoas. Esta nota vai atingir algumas centenas de pessoas, no máximo (se as pessoas repassarem para suas listas) alguns milhares.

É pouco, mas é um começo.
Comentário.
O Valor Econômico sabe muito bem o valor que Serra paga para o imprensalão falar bem dele Assim como a Folha, a Veja, O Globo, o Estadão, Correio Braziliense e tantos outros sabem. Quem é doido falar mal do patrão.?

Nenhum comentário: