terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

A MÃE DO PAC CONTINUA SUBINDO


Dilma superou desafio dos 2 dígitos, diz analista sobre pesquisa

Para Marco Antonio Teixeira, da FGV, 'fator confiança' no presidente Lula explica recorde de aprovação

SÃO PAULO - A candidata do presidente Lula à sucessão em 2010, a ministra Dilma Rousseff, superou o seu primeiro desafio na corrida presidencial: o patamar dos dois dígitos registrado em pesquisas de intenção de voto. A análise é do professor Marco Antonio Teixeira, da Fundação Getúlio Vargas, que acredita que a nova postura da ministra- incluindo a repaginada no visual e jeito de candidata- contribuiu para sua alavancada de 10,4% para 13,5% de dezembro para janeiro, segundo pesquisa CNT/Sensus divulgada nesta terça-feira, 3.


"Dilma já venceu o patamar de dois dígitos. E sem ser colocada como candidata, a base não trabalha assim. Só dela ter entrado nos dois dígitos, já é um indicativo (sobre a transferência de votos do presidente)". Teixeira acredita que só será possível analisar esta ação em períodos mais próximos a 2010.


O cientista político acredita ainda que Dilma cresce nas pesquisas à medida em que o presidente continua subindo. "Não tem como separar estas duas imagens. Ela é o braço-direito do presidente. Dilma é a 'mãe do PAC' não à toa', explicou.


O presidente Lula bateu todos os recordes nesta pesquisa, registrando 84% de aprovação pessoal. Para Teixeira, o "fator confiança", em meio a uma crise mundial, explica a alta porcentagem do presidente. "Há uma parcela da população que acredita no presidente. E vai esperar até o meio do ano, porque é quando (a crise) vai pesar no bolso e na mesa".
Fonte:AE.
Comentário.
Não é mole não, um candidato não conhecido da população sair de um patamar de 2% das intenções de voto e chegar a quase 14%, deixando para trás candidatos veteranos em pleitos eleitorais.Quando leio estas pesquisas lembro logo de João da Costa(PT-PE), que de um mísero 2% de preferência dos recifenses venceu a eleição de 2008 aqui da Prefeitura do Recife.Já naquela época dos 2% o Terror dizia que João da Costa venceria a eleição porque o andor(João Paulo) era mais forte que o santo.Não tenho duvida que este fato vai se repetir nas eleições de 2010. Quem viver verá.

Nenhum comentário: