sábado, 14 de fevereiro de 2009

RECIFE NÃO É SÓ A TERRA DO FREVO




Sexta-feira, 13 de Fevereiro de 2009


Ministro diz que Recife inaugura nova era para piscicultura no País


O Presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o Ministro da Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca (SEAP), Altemir Gregolin, visitaram, em 13/02, às 9h30, os tanques que estão produzindo no país o beijupirá da empresa Aqualider. Para demonstrar o processo de cultivo a empresa instalou um dos tanques no molhe do Porto de Recife. Entretanto, o local onde estão sendo cultivados fica em alto mar, a 11 quilômetros da capital pernambucana.

O objetivo é produzir 10 mil toneladas de pescado ao ano em 48 tanques redes, num período de três anos e nesta primeira fase estão implementados 4 tanques redes que irão representar uma produção entre 200 e 300 toneladas a partir de meados desse ano quando será feita a primeira despesca. O projeto total deverá estar implantado até 2010. Os investimentos serão da ordem de R$ 10 milhões.


O contrato foi assinado entre a Aqualider e a União em setembro de 2008, com base na Lei 4.895/2003. A cessão foi obtida após o edital de licitação oneroso. A cessão será de 20 anos numa área de 169 hectares em águas. A empresa gerará, aproximadamente 80 empregos diretos.

Segundo o ministro, "a legalização de ocupação de áreas da União para fins de aqüicultura é um marco histórico para o Brasil. As empresas poderão fazer investimentos na produção de pescado, gerando emprego e renda", finalizou.

A SEAP firmou, ainda, um acordo de parceria com a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Essa cooperação tem a finalidade de contribuir para a promoção da autonomia econômica e social das comunidades de pescadores artesanais do litoral pernambucano através do desenvolvimento da piscicultura marinha, focada no cultivo do beijupirá. O Projeto pretende desenvolver a cadeia produtiva do cultivo do beijupirá em gaiolas, com a implantação de fazendas marinhas posicionadas em alto mar, sobre a plataforma continental, a uma profundidade de aproximadamente 40 m.

BEIJUPIRÁ – O Salmão Brasileiro - Nativo das regiões de clima tropical, o beijupirá é um peixe de água salgada nativo da costa brasileira. Sua aparência lembra um pequeno tubarão e tem uma produtividade quatro vezes maior que a do salmão. Seu crescimento é rápido, em um ano atinge entre 6kg e 8 kg e em dois anos pode chegar aos 15 kg. O seu ciclo de reprodução em cativeiro já foi dominado. Dessa forma, pode se tornar um dos principais produtos pesqueiros do Brasil – tão ou mais importante quanto o salmão representa para o Chile.

PROJETO ÁGUAS DA UNIÃO – Mais Peixe para Mais Brasileiros - Em 2007, com a aprovação da Lei que permite a exploração das águas da União para fins de aqüicultura, foram definidos os critérios para promover uma revolução no uso da água dos rios, lagos e reservatórios pertencentes à União. Um conjunto de normas acordadas entre Secretaria do Patrimônio da União (SPU), Ministério do Planejamento e Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca da Presidência da República (SEAP-PR) permite o aproveitamento das águas federais para a criação de pescado em cativeiro, visando a transformar o país em grande produtor mundial.

http://www.aleporto.com.br/blog.php?tema=6&post=1602

Colaboração da sempre atenta Nancy Lima.

2 comentários:

necolima disse...

Boa notícia, Sr. Terror!

Mas fizeram sacanagem com o Lula.

Será que não tinha nenhum outro peixe com um nome mais fácil????

O TERROR DO NORDESTE disse...

Sr. Neco Lima, sim. O CANGULO.