sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

REVISTA AMERICANA ELOGIA O BRASIL


06/02/2009

A prestigiosa revista americana Foreign Affairs estampa em sua última edição um anúncio de dez páginas sobre o Brasil.

Sob o patrocínio de estatais –BNDES, Petrobras e Embratur—e de um grupo de entidades e empresas privadas, o texto é generoso nos elogios.

A adjetivação benfazeja começa pelo título principal: “Brazil, um gigante acorda”. Escorrega para os títulos secundários: “O Grande Momento do Brasil”. E esparrama-se pelo texto.

Um texto que escamoteia os propósitos publicitários num mal disfarçado formato de reportagem. Embora esclareça que não ouviu Lula, a revista lhe atribui uma frase:

“O Brasil ainda está firme porque fizemos o que devíamos ter feito”. Há foto do presidente e do mandachuva do Banco Central, Henrique Meirelles.

A ministra Dilma Rousseff (Casa Civil) é apresentada aos leitores dos EUA em posição que, no Brasil, ela diz que não assume “nem amarrada”.

O anúncio vende Dilma como provável candidata às eleições presidenciais de 2010. Salpica frases da ministra sobre biocombustíveis.

Mais: o texto guinda o PAC (Programa de Acelaração do Crescimento) à condição de ponto central da gestão Lula.

Informa-se também que Dilma preside o Conselho de Administração da Petrobras. A informação não é gratuita.

Entre os trunfos do Brasil –estabilidade financeira, inflação baixa, etc—a revista menciona as descobertas de óleo do pré-sal.

Fernando Henrique Cardoso também foi brindado no anúncio com referências elogiosas.

“Os bancos brasileiros são sólidos e lucrativos graças à estabilidade criada pelo antecessor de Lula, Fernando Henrique Cardoso”, anota o texto a certa altura.

“De maio de 1993 a abril de 1994, FHC foi ministro da Fazenda do Brasil e introduziu o Plano Real para acabar com a hiperinflação...!”

“...Embalado pelo sucesso de seu plano, ele foi eleito presidente em 1994 e reeleito quatro anos mais tarde”.

A despeito das evidências, o Planalto informa que a peça publicitária não é publicidade. Seria um suplemento jornalístico. Coisa preparada com independência pela revista.

De acordo com essa versão oficial, as estatais despejaram anúncios nas páginas da Foreign Affairs porque foram informadas de que sairia a “reportagem” sobre o Brasil.
Comentário.

Interessante, o PIG não vai mesmo com a cara de Lula, de Dilma e do PT. Mesmo a revista americana tecendo elogios também ao vendilhão FHC, o sabujo Josias de Souza afirma que a reportagem foi publicada com o objetivo de alavancar a candidatura da futura presidente Dilma.Ora, se é por causa de propaganda do BNDES, BB, CEF, PETROBRAS, EMBRATUR, Veja, Época, ISTOÉ, Carta Capital, Caras, Folha de S. Paulo, Estadão estão também fazendo a campanha de Dilma.Porque, convenhamos, o que mais tem nestes meios de comunicação é propaganda do governo Lula.Ora, faça-me o favor sabujo maledicente.

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