terça-feira, 14 de abril de 2009

Indústrias abrem 7.500 vagas e nível de emprego sobe 0,31% em SP

14/04/2009

Puxado pelo setor de cana-de-açúcar, o nível de emprego da indústria de transformação do Estado de São Paulo fechou março com avanço de 0,31% na comparação com fevereiro, nos dados sem ajuste sazonal, segundo levantamento da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo). Com isso, o setor abriu 7.500 vagas no último mês.

Considerando os dados com ajuste sazonal, que elimina características específicas de cada período, a baixa no emprego no mês passado foi de 0,2%.

Em relação a março do ano passado, a queda no nível de emprego foi de 5,34%, o que representa um corte de 133 mil vagas nesta base de comparação.

O que mais contratou foi o de fabricação de coque, produtos derivados do petróleo e de biocombustíveis, com 23,9% de alta no nível de emprego, seguido por produtos alimentícios, com 9,7%. Os que mais demitiram foram equipamentos de informática, produtos eletrônicos e óticos, com queda de 2,7%, e metalurgia, com recuo de 2,6%.

Os setores de fabricação de coque e o de produtos alimentícios foram influenciados pela volta das contratações no setor de açúcar e álcool, que inicia a safra --foram criados 27 mil vagas no mês. Sem este setor, a indústria paulista teria perdido pouco mais de 9.000 vagas no mês de março.

Folha Online.

Nenhum comentário: