quinta-feira, 9 de abril de 2009

MANDA QUEM PODE, OBEDECE QUEM TEM JUÍZO


Lula cobra ministros e quer rapidez e desburocratização em obras do PAC

Do UOL Notícias

Em reunião na manhã desta quinta-feira (9) com ministros para avaliar o PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva cobrou mais agilidade nas obras. Também anunciou que viajará pelos Estados para checar o andamento dos projetos. A partir daí, terá reuniões com áreas específicas sobre temas ligados às obras do PAC.

O ministro Geddel Vieira Lima (Integração Nacional) disse que a cobrança do presidente foi por mais trabalho. "Trabalho, trabalho permanente. Agilidade nas obras, fazer com que as coisas saiam do papel", disse aos jornalistas, na saída da primeira parte do encontro com o presidente, que agora vai se reunir individualmente com os responsáveis por pastas como Transportes, Planejamento e Cidades."O presidente está cumprindo um papel fundamental administrativo, que é o de cobrar de seus ministros e dirigentes de empresas que enfrentem os problemas que surjam em todas as áreas burocráticas. Devemos enfrentá-los para que as obras saiam mais rápido do papel".

Questionado sobre quais os principais gargalos relacionados aos projetos, o ministro apontou questões legislativas. "Você tem questões ambientais, questões da própria relação com o Tribunal de Contas da União que tem que cumprir seu papel de fiscalizar as obras. Nós temos que fazer os enfrentamentos necessários, mudar o que tiver de ser mudado para que as obras possam avançar e os empregos possam surgir".

"O país viveu um momento em que a orientação era não gastar para gerar superávit primário, e todas as exigências eram para não gastar. Num momento em que você tem que gastar, é difícil superar um verdadeiro aranhol, uma teia burocrática que às vezes dificulta chegar lá na ponta. Mas (o trabalho) está sendo feito, talvez não com a rapidez que o presidente legitimamente cobra. Temos que acelerar para que saia tudo com mais rapidez ainda", afirmou o ministro.

O presidente, segundo Geddel, voltou a destacar na reunião a necessidade de as obras serem realizadas em mais de um turno de trabalho, para acelerar sua conclusão e gerar empregos(09/04/09).

Nenhum comentário: