quinta-feira, 9 de abril de 2009

Para Haddad, Brasil não sabe educar a todos



Por Redação, com Agência Brasil - de Brasília


O ministro da Educação, Fernando Haddad, afirmou nesta quarta-feira que "o Brasil não sabe educar a todos". Segundo ele, metade dos alunos recebe educação adequada. Os outros 50% estão com notas muito baixas.

– Precisamos equalizar nossa qualidade de ensino –, afirmou.

O discurso foi proferido em conferência com cerca de 300 comunicadores de radiodifusão, em encontro promovido pelo MEC, em Brasília.

O ministro afirmou que, para melhorar a educação, o investimento passou de R$ 20 bilhões, em 2002, para R$ 47 bilhões em 2009.

Além disso, Haddad disse que o Brasil possui um dos melhores sistemas do mundo para avaliar a qualidade da educação que oferece - embora não esteja entre os países com melhores níveis educacionais.

– Temos uma das mais precisas radiografias do mundo em educação. Temos o Ideb [Índice de Desenvolvimento da Educação Básica], divulgado a cada dois anos. E divulgamos o resultado por escola, porque achamos que isso ajudad a escola a melhorar –, disse.

O Ideb, de acordo com o ministro, é um indicador criado na escala de zero a dez para facilitar o entendimento.

– Todo mundo entende o que significa uma nota nessa escala. É de fácil compreensão e todas as escolas públicas urbanas têm sua nota na internet –, explicou o ministro.

No discurso aos comunicadores, Haddad fez um balanço das ações da pasta que comanda, passando pela educação básica, pelo ensino superior e pela pós-graduação. 08/04/09.

Nenhum comentário: