quinta-feira, 9 de abril de 2009

Líder do PT questiona cobertura do trabalho parlamentar pela mídia

E é isso mesmo, o imprensalão faz de tudo para não publicar matéria relacionada ao governo Lula que venha a favor do povo. Prefere falar das safadezas, que não são poucas, do Congresso Nacional, que também é importante, mas não mais que as matérias que vão afetar diretamente a população. Prefere falar sobre a Lei Anti-fumo de Serra, uma lei que boa parte do Brasil já tem, inclusive, aqui na cidade do Recife.Não é que matéria referente a corrupção não deva ser publicada. Deve, sim. O que não dá é que se privilegie a publicação das safadezas dos congressistas em detrimento de matéria que beneficie diretamente a população e, por consequência, o governo Lula.


'O líder da bancada do PT na Câmara, deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP), questionou nesta quarta-feira (8) o tratamento dado por parte da mídia aos trabalhos da Câmara dos Deputados.

Segundo ele, várias medidas provisórias (MPs) de extrema importância para o País diante da crise econômica internacional foram aprovadas nos últimos dias e a mídia preferiu focar sua cobertura nos problemas administrativos do Congresso Nacional. Na semana retrasada, ilustrou o líder, duas MPs que criam condições para melhorar o crédito para o povo brasileiro (MP 445 e MP 447) foram aprovadas e a notícia de todos os jornais, foi uma reunião da Mesa Diretora da Casa que acontecera na véspera.

“Ontem (terça-feira) aprovamos a medida que cria duas faixas a mais no Imposto de Renda da Pessoa Física (a de 7,5% e a de 22,5%). Vejam o impacto dessa medida na economia brasileira: altera a cobrança do Imposto de Renda, fazendo justiça social e melhorando a distribuição de renda. E qual foi a noticia dos jornais de hoje? Qual a notícia, ontem, do jornal televisado? Que a Mesa Diretora teria recuado na sua decisão sobre o uso da verba indenizatória”, disse.

Na avaliação do líder petista os editores estabelecem um tema e os jornalistas cumprem a pauta. “Não importa o que o deputado fale ou faça, nem o que a Câmara vote. Isso não contribui para a democracia”, disse Vaccarezza. Enfatizou ainda que os deputados estão produzindo, fazendo debates políticos e ideológicos sobre os destinos do País — oposição e situação — , mas esse não é o foco de cobertura da imprensa.

Para Vaccarezza setores da mídia estão aproveitando situações e desmandos de um ou outro parlamentar que, “ tendo motivo, tem que ser julgado e, tendo culpa, condenado, sem envolver toda a instituição”.

Ele alertou os membros da Mesa Diretora da Câmara para os temas que estão sendo colocados em debate nas reuniões internas e que estariam “ajudando aos que não querem fazer notícia”.


Liderança PT/Câmara, 08/04/09

Nenhum comentário: