segunda-feira, 1 de junho de 2009

Mais sobre o sabujo Fernando Barros e Silva

DE JUNHO DE 2009 - 18h30

Dói no bolso da 'Folha': o desespero na turma da ditabranda


Depois de anunciar em editorial que a discussão sobre terceiro mandato é "assunto encerrado" (e, ao mesmo tempo, manchetar em primeira página a discussão sobre o terceiro mandato — numa demonstração de clara esquizofrenia), o jornal da ditabranda passou recibo sobre suas reais preocupações: é no bolso (dos Frias) que o avanço de Lula (e de Dilma) dói mais.

Por Rodrigo Vianna, no blog Escrevinhador

A "tese" está em artigo de Fernando Barros e Silva, na página 2 do jornal, intitulado "O Bolsa-Mídia de Lula". Fernando não é só um articulista. Ele é o editor de “Brasil”. Por ele, passam as decisões editoriais mais importantes do jornal.

No artigo, Fernando analisa "reportagem" da própria Folha, que mostra como Lula pulverizou a verba publicitária do governo: em 2003, 179 jornais receberam verbas federais; em 2008, foram 1.273. Lula fez o mesmo com rádios e com a internet.

Isso, ao que parece, não agradou o Fernando...

Vejam o que ele escreve: "a língua oficial chama (a tal pulverização de verbas) de regionalização da publicidade estatal e vende como sinal de ‘democratização’. Na prática, significa que o governo promove um arrastão e vai comprando a mídia de segundo e terceiro escalões como nunca antes nesse país".

O argumento é tão rasteiro que dá até dó. Quer dizer que quando a verba ia só para o "primeiro escalão" (onde, suponho, Fernando inclui a Folha) os governos anteriores também estavam "comprando a mídia"? É esse o jogo?

O "primeiro escalão" quer ser comprado sozinho? Sem concorrência? A tal pulverização dói no bolso, é isso Fernando? Se dói, melhor você arrumar argumentos melhores pra fazer o dinheirinho voltar pro bolso do chefe.

Fico a aguardar algum comentário sobre a decisão de José Serra, que mandou as escolas públicas de São Paulo assinarem Folha e Estadão. Aí pode? Nesse caso, Serra estaria também "comprando" apoio? Ou nem precisa?

Mais adiante, outra pérola do articulista "ditabrandista": "Essa mídia de cabresto que se consolidou no segundo mandato ajuda a entender e a difundir a popularidade do presidente. E talvez explique, no novo mundo virtual, o governismo subalterno de certos blogs que o lulismo pariu por aí".

O Fernando tá chateado com os blogs porque eles fazem a crítica da "grande mídia", reduzem o poder dos jornais, tiram de veículos como a Folha a aura de "isentos formadores de opinião"

Mas não precisa ficar tão nervoso, Fernando. Não julgue os outros com seus parâmetros.

Por último, adorei saber que a popularidade de Lula não se deve aos programas sociais, nem ao sucesso da economia, nem à formação de um amplo, e internacionalmente reconhecido, mercado interno de novos consumidores. Não, nada disso. É pura propaganda do Lula!

Agora, eu entendi. Ainda bem que — apesar de ter cancelado a assinatura — sigo recebendo o jornal que a família Frias insiste em mandar de graça pra minha casa. É divertido (mas é também um pouco triste, confesso) ver como o desespero está tirando do sério até gente que eu respeitava, como o Fernando.

Como no caso da GM, é "o fim de uma era".

Por isso, bate mesmo o desespero. Eu entendo.

Um comentário:

Anônimo disse...

Fernando Barros, a "Folhona" e quase toda a imprensa brasileira encontram-se dependurados nas verbas publicitárias do desgoverno Lula da Silva. É o "Bolsa-Mídia", que os obriga a prestar vassalagem ao "lulo-petucanato". De vez em quando, porém, eles cometem algum deslize. Foi o caso do Fernando Barros, que parece ter se esquecido de que a popularidade do office-boy da "Oligarquia Financeira Internacional" se deve mesmo à economia tucana (bombada, é verdade, pelos sete anos de vacas gordas da economia mundial!), ao "Bolsa-Votos" e ao mercado de novos consumidores que cresceu à sombra dessa "herança maldita"! Sem que nos esqueçamos, é claro, do "Bolsa-Juros", que segurou até um impeachment!